Nasa vai usar robôs para produzir combustível a partir do solo de Marte

Nasa vai usar robôs para produzir combustível a partir do solo de Marte

Imagine-se em 2038. Depois de 18 meses vivendo e trabalhando na superfície de Marte, uma tripulação de seis exploradores embarca em um foguete de volta à Terra.

Nenhum ser humano fica para trás, mas o trabalho continua sem eles: robôs autônomos permanecem operando uma fábrica de mineração e síntese química. A usina, que produz água, oxigênio e combustível para foguete, usa recursos locais, para preparar os suprimentos necessários para quando a próxima missão humana chegar a Marte.

Engana-se quem pensa que essa cena se passa em um filme de ficção científica. A fábrica está realmente sendo desenvolvimenta por várias equipes da Nasa, agência aeroespacial dos EUA.

De acordo com o site IEEE Spectrum, uma dessas equipes é a Swamp Works Lab, no Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida (EUA).

Segundo estimativas, para enviar um quilo de combustível da Terra para Marte, os foguetes de hoje precisam queimar 225 kg de combustível.

Diferentes grupos de pesquisa e engenharia da Nasa trabalham para resolver este problema. Embora o plano de longo prazo seja viajar ao planeta vermelho, a Nasa está atualmente concentrando sua atenção em ir à Lua como uma etapa intermediária para alcançar seu objetivo final.

A maioria dos equipamentos desenvolvidos será testada antes na superfície lunar para reduzir os riscos de uma missão a Marte falhar.