Microsoft aposta todas as fichas na AI, comprando mais uma empresa de Inteligência Artificial

Microsoft aposta todas as fichas na AI, comprando mais uma empresa de Inteligência Artificial

De acordo com a consultoria Gartner, até 2020, a Inteligência Artificial (AI) conversacional será uma experiência de usuário usada por mais de 50% das grandes empresas com foco no consumidor. A Microsoft sabe disso, tanto é que acaba de adquirir a XOXCO Inc., fabricante de softwares de desenvolvimento de bots e IA.

A XOXCO é uma empresa norte-americana, fundada em 2008, e desde 2013 trabalha com IA de conversação. Entre os seus produtos mais populares está o Howdy.ai, basicamente o primeiro bot comercialmente disponível para o Slack e que ajuda a fazer o agendamento de reuniões.

O anúncio da aquisição foi feito por Lili Cheng, Vice-Presidente Corporativa de IA de Conversação da Microsoft. Isso significa que a intenção da gigante de informática é avançar ainda mais na área de serviços de AI e, muito provavelmente, ser a pedra no sapato da Google.

Durante os últimos seis meses, a Microsoft comprou uma série de empresas de desenvolvimento de IA. Companhias como a Semantic Machines, a Bonsai, a Lobe já estão sob o guarda-chuvas da empresa.

Com a compra da XOXCO, a Microsoft dá sinais claros de que vai reposicionar a Cortana, seu assistente digital pessoal, como um assessor de produtividade em vez de mais um assistente autônomo.

A Microsoft também está transferindo uma série de tecnologias de tradução de seus laboratórios para produtos comerciais. A empresa vai disponibilizar uma prévia no Azure Cognitive Services, um sistema de síntese de texto para fala neural que gera vozes digitais a partir de textos. Essa tecnologia pode ser usada para tornar as interações com chatbots e assistentes virtuais mais naturais.

Ao que tudo indica, a linguagem natural se tornará a nova interface do usuário. Você está preparado para isso?