Google fracassa no projeto das lentes que medem glicose

Google fracassa no projeto das lentes que medem glicose

A Verily, empresa subsidiária da Alphabet Inc., suspendeu o desenvolvimento de suas lentes de contato capazes de medir os níveis de glicose de pessoas com diabetes. O projeto foi anunciado em 2014 e teve início no Google X, laboratório de inovação do Google.

O dispositivo utilizava um chip e um sensor para fazer a medição da glicose a partir das lágrimas. O objetivo era que as lentes ajudassem pacientes diabéticos a controlar os níveis de glicose sem que fosse necessário utilizar amostras de sangue.

Em seu blog oficial, a empresa explica que decidiu suspender o projeto após ele não alcançar os níveis necessários de precisão em suas medições. Entre as dificuldades está o fato de que as lágrimas estão passíveis a interferências capazes de alterar os resultados das análises.

O projeto estava sendo desenvolvido em parceria com a empresa americana Alcon. Apesar da suspensão, a empresa destaca que “continua empenhada em melhorar a vida das pessoas com diabetes”, inclusive pelo desenvolvimento de métodos mais baratos de controlar o diabetes.

As duas empresas também vêm trabalhando em outros dois tipos de lente de contato. Uma tem como público-alvo pacientes que fizeram cirurgia para catarata, enquanto a outra é direcionada a pessoas que apresentam presbiopia – popularmente conhecida como “vista cansada”.