Celulares dobráveis poderão rodar até três apps simultâneos, revela Google

Celulares dobráveis poderão rodar até três apps simultâneos, revela Google

O Google tem preparado novidades interessantes para os smartphones dobráveis. Em breve, o Android permitirá que o usuário execute três aplicativos de forma simultânea na tela do smartphone quando este estiver aberto. Além disso, a plataforma deve receber melhorias no que diz respeito à execução de apps em múltiplos displays.

De acordo com o Google, uma das principais vantagens dos novos telefones dobráveis deve ser no multitarefas. Em uma sessão dedicada a esses dispositivos, a empresa explicou que o usuário poderá rodar até três aplicativos ao mesmo tempo: um principal do centro do display e outros dois secundários do lado direito. Isso permitiria, por exemplo, navegar na Web ao mesmo tempo em que se confere uma localização no Maps e se conversa no WhatsApp.

A gigante de buscas explicou ainda que, inicialmente, o multitarefa manteria o comportamento presente no sistema desde o Android 7 (Nougat). Ou seja, o aplicativo principal rodaria ativamente e os demais ficariam no formato “pausado”. No entanto, a partir da versão 10.0 (Q) do sistema, o trio de apps terá que ser executado simultaneamente, como em um computador.

Mudanças na usabilidade e de desenvolvimento

O Google também anunciou uma ferramenta para ajudar desenvolvedores em um dos grandes desafios dos celulares dobráveis: as mudanças de display. Em breve, quando o usuário abrir o aparelho ou trocar de tela, o próprio Android se encarregará de enviar um comando para o aplicativo. Assim, o programa poderá se adaptar rapidamente à nova resolução, densidade e outras características para exibir mais informações e posicionar os elementos gráficos nos lugares certos.

Já a última mudança considerável diz respeito ao uso de aplicativos em dispositivos com mais de um display. Em breve, programas feitos para o Android 8.0 (API nível 26) ou superior poderão ser movidos pelo usuário entre diferentes telas. Isso inclui tanto smartphones dobráveis com dois displays, como celulares com modo PC e computadores de bordo com Android Auto.

Na última semana, Google e Samsung começaram a apresentar suas ferramentas para smartphones dobráveis após anos de especulação. Enquanto a fabricante sul-coreana mostrou o seu primeiro protótipo de aparelho, a gigante de buscas anunciou o suporte nativo do Andorid a este novo tipo de dispositivo. Além disso, ambas trabalham conjuntamente em um emulador para ajudar desenvolvedores a criar programas para esses modelos.