Vídeo mostra o que aconteceria se um drone atingisse a asa de um avião



A viação já conhece os riscos de um choque de um avião com pássaro em pleno voo. Mas quais seriam esses riscos se estivéssemos considerando um drone no lugar do pássaro? Pesquisadores da Universidade de Dayton, nos EUA, fizeram diversas simulações para entender quais seriam os efeitos desse acidente.

Para os testes de impacto, foram utilizados um DJI Phantom 2, drone que pesa cerca de 1 kg, e uma asa de um avião comercial Mooney M20. Os pesquisadores simularam uma colisão a 380 km/h.

Quando o choque ocorreu, o drone abriu a borda da asa, penetrando na estrutura. O choque danifica a longarina (estrutura fundamental da asa).

“Enquanto o drone se desfazia, sua energia e massa criaram danos significativos à asa”, disse Kevin Poormon, líder do grupo de física de impacto da universidade, na divulgação do estudo. A conclusão dos pesquisadores é de que, portanto, nem sempre as grandes aeronaves vencem em uma colisão com pequenos drones e um choque desse tipo pode colocar o voo em risco.

“Realizamos testes de ataque de pássaros por 40 anos e vimos o tipo de dano que as aves podem causar. Os drones são semelhantes em peso, e assim observamos com preocupação o número crescente de relatos de colisões que não ocorreram por um triz”, disse Poormon. No ano passado, um drone que voava acima do limite permitido na Carolina do Sul quase atingiu um helicóptero, que precisou se desviar, bateu em uma árvore e realizou um pouso forçado.