Vendas do e-commerce devem avançar na Black Friday

Vendas do ecommerce devem avançar na Black Friday

O faturamento com as vendas online na Black Friday deste ano deve crescer em relação a 2017, disse nesta quinta-feira o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Maurício Salvador.

“Ainda estamos trabalhando nos números, mas vai crescer, até porque a Black Friday ganhou muita força e se tornou a data mais importante para o varejo (depois do Natal)”, afirmou à Reuters durante o Rakuten Expo, em São Paulo. De acordo com ele, a Abcomm deve divulgar as estimativas em meados deste mês.

Na segunda-feira, a Ebit|Nielsen divulgou expectativa de crescimento de 15% no faturamento do ecommerce durante a Black Friday, para R$ 2,43 bilhões. Mas, na avaliação de Salvador, é provável que o resultado do setor seja maior que o projetado pela Ebit|Nielsen. “Acho é esse número da Ebit particularmente baixo… eles não medem o marketplace nessa conta”, afirmou o presidente da Abcomm.

Para o Dia das Crianças, a associação prevê alta de 4% nas vendas do comércio eletrônico, para R$ 2,1 bilhões. “É um crescimento baixo porque o tíquete médio vem caindo ano após ano no Dia das Crianças”, comentou.

Questionado sobre as expectativas da Abcomm para o novo governo, ele disse que a entidade redigiu um projeto de lei para destravar o omnichannel no Brasil e pretende apresentá-lo a quem for eleito. “Tem várias questões tributárias e trabalhistas que travam o omnichannel no país”, afirmou, sem sinalizar preferências entre os candidatos que disputam as eleições.

(Por Gabriela Mello)