Faculdades fazem promoções para atrair novos estudantes

Faculdades fazem promoções para atrair novos estudantes

A menos de 70 dias para o início de 2019, as faculdades cariocas começam a fazer promoções para atrair alunos. A Unisuam, por exemplo, oferece mensalidade com preço fixo do início ao fim do curso, independentemente de mudanças no cenário econômico do país.

Para quem já é formado e quer cursar uma nova graduação, a faculdade, que tem unidades em Bonsucesso, Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá, oferece 10% de desconto, assim como para os transferidos de outras instituições.

A UniCarioca oferece 50% de abatimento durante todo o curso, para interessados em ingressar nos cursos à distância (EAD) e para estudantes que pedirem transferência de outra instituição para cursos presenciais.

Alunos com nota igual ou superior a 500 pontos no Enem, que tenham realizado a prova nos últimos dois anos, recebem 40% de desconto no valor da mensalidade de qualquer curso, em qualquer unidade.

O mesmo abatimento é dado, na unidade do Méier, para quem sonha em fazer Direito por conta do lançamento do curso. Entretanto, para garantir os valores, mesmo que o ingresso seja somente no primeiro semestre de 2019, é necessário fazer a matrícula até 31 de outubro de 2018.

“A instituição promove, constantemente, iniciativas de inclusão social que permitem que jovens de menor poder aquisitivo tenham acesso à educação superior de qualidade em meio à crise”, explicou Celso Niskier, reitor da UniCarioca.

A Anhanguera de Niterói oferece bolsa transferência de 50% para todo o curso e de até 100% para os cursos presenciais e EAD, se o candidato que se inscrever para o vestibular do dia 24 de novembro (sábado) e ingressar no ensino superior no próximo semestre.

Para receber o benefício por toda a faculdade, também é preciso garantir boa classificação. Outras facilidades são o financiamento de até 70% do curso no primeiro ano e o Parcelamento Estudantil Privado (PEP).

Na Universidade Veiga de Almeida (UVA), os descontos concedidos no vestibular podem ser mantidos dependendo do desempenho acadêmico do aluno. Os preços das mensalidades variam de acordo com curso, campus e turno, mas em cursos presenciais são oferecidos até 40% de desconto em todo o curso; nos EAD, até 90% na primeira mensalidade; e 40% nos demais meses.

Para pós-graduação, a faculdade oferece 50% de desconto na primeira mensalidade, 20% no restante do curso e nas pós EAD, e 40% em todo curso. As condições são válidas apenas para matrículas até 31 de outubro.

Para o educador financeiro Adenias Filho, as faculdades, além de elaborarem estratégias para atrair discentes, deveria, também, montar planos para evitar a evasão dos estudantes. Mas, com planejamento, Filho acredita que cursar ensino superior é possível:

“O financiamento do Fies é interessante porque a taxa de financiamento é mais baixa do que a mensalidade oferecida em qualquer universidade. No futuro, quando tiver gerando renda, poderá pagar os estudos com tranquilidade.”