Datafolha: Bolsonaro tem 58% dos votos válidos, Haddad tem 42%

A primeira pesquisa presidencial do Datafolha feita após o fim do primeiro turno da eleição mostra o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com 58% das intenções de voto na conta dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) tem 42%.

Foram ouvidos 3.235 eleitores em 227 municípios nesta quarta-feira (10/10). A margem de erro do estudo é de dois pontos para mais ou para menos.

Esse critério dos votos válidos é o que descarta intenções de voto em branco, nulos e indecisos. É o usado pela Justiça Eleitoral na apuração e divulgação dos resultados.

No primeiro turno, no último domingo, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos; Haddad alcançou 29%. Os demais candidatos somaram 25%.

Na contabilidade dos votos totais, o Datafolha realizado nesta quarta-feira indica Bolsonaro com 49%, Haddad com 36%. Votos em branco e nulos somam 8%. Os outros 6% são os que afirmam estar indecisos (a soma total não atinge 100% devido a arredondamentos).

Na conta dos votos totais, o candidato do PSL atingiu 42% no dia da eleição, o petista recebeu 27%. Significa que Bolsonaro conquistou 7 pontos percentuais em relação ao que obteve na urna no último domingo; Haddad conquistou 9 pontos.

Simulações de segundo turno feitas antes de domingo, porém, mostravam uma disputa final mais equilibrada entre Bolsonaro e Haddad. No levantamento feito nos dias 5 e 6 de outubro, o último antes do pleito, o resultado era um empate técnico com ligeira vantagem para o candidato do PSL: 45% a 43% dos votos totais.

A pesquisa desta quarta foi contratada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”. O nível de confiança é 95%. Foi registrada no TSE sob o código BR-00214/2018.