Cada vez mais o consumidor irá cuidar da própria saúde, diz diretor da Medley

Cada vez mais o consumidor irá cuidar da própria saúde, diz diretor da Medley

Soluções que auxiliem no acompanhamento do médico para checar se o tratamento com o paciente está sendo efetivo e opções de serviços que levem a preocupação com a saúde para mais perto do consumidor. Essas são algumas das previsões do diretor da Medley, Carlos Aguiar, para os próximos anos. “Acredito que, cada vez mais, o consumidor vai cuidar da própria saúde — acompanhando índices de perto com qualquer tipo de dispositivo”, afirma. “Quando olhamos para 10 ou 15 anos atrás, acredito que nós nem sonhávamos em estar onde estamos hoje. Nos próximos 10 anos, ainda vai mudar bastante”.

Um dos caminhos de transformação, segundo Aguiar, será por meio da popularização de ferramentas que já existem hoje, mas que ainda “atingem uma parcela muito pequena da população”. “Quando olhamos para a área de tecnologia, o que geralmente acontece é que, quando o uso aumenta exponencialmente, o custo cai radicalmente. É esse tipo de processo que deve facilitar bastante o acompanhamento médico, principalmente de doenças crônicas”, diz.

A utilização de soluções simples — como lembretes de horário para a ingestão do medicamento, por exemplo — poderá ajudar a resolver o principal desafio do setor hoje: manter o paciente aderente à terapia. Tais soluções irão ajudar principalmente no cuidado com a população mais velha. “Nós já sabemos que, a partir de 2030, a pirâmide da população do Brasil já estará invertida, com uma massa de pessoas acima dos 50 e 60 anos bastante expressiva. Acredito que tais ferramentas irão impactar tanto no cuidar da saúde como no mercado de trabalho — uma vez que essas pessoas não necessariamente estarão incapacitadas para trabalhar.”

Entre dezembro de 2017 e setembro de 2018, a Medley lançou 12 novos produtos, entre genéricos e similares. De acordo com o diretor, a empresa registrou, entre janeiro e julho deste ano, um crescimento de 14% em valor de mercado e 25% em volume — já considerando os lançamentos.