Blockchain as a service cresce e atrai investimentos de gigantes

Blockchain as a service cresce e atrai investimentos de gigantes

Empresas como Amazon, Microsoft e Oracle obterão lucros financeiros ao oferecer blockchain as a service (BaaS), um mercado que está crescendo rapidamente à medida que as empresas buscam maneiras de usar a tecnologia de contabilidade distribuída sem gastar muito dinheiro.

Se apenas 2% dos servidores funcionarem com blockchain algum dia, o mercado de BaaS atingiria US$ 7 bilhões, de acordo com o analista de pesquisa do Bank of America, Kash Rangan.

Em uma nota aos investidores, Rangan nomeou nove empresas melhor posicionadas para aproveitar o movimento BaaS. Além de Amazon, Microsoft e Oracle, Rangan nomeou IBM, Salesforce e VMware como líderes neste segmento.

Ele também disse que empresas imobiliárias/hipotecárias com serviços on-line baseados em blockchain, como as norte-americanas Redfin, Zillow e LendingTree, também se beneficiarão. Esses serviços digitalizam a transferência de propriedade.

À medida que as empresas buscam implantar registros distribuídos, os maiores provedores de TI do setor lançaram esforços de BaaS como uma forma de testar a tecnologia sem o custo ou risco de implantá-la internamente e sem precisar encontrar desenvolvedores internos, que estão em alta demanda.

“A coisa a ser pensada é que ainda estamos nos primeiros passos dessa onda blockchain. Há muito poucas pessoas com vários anos de experiência profunda e prática”, comenta Bill Fearnley Jr., diretor de pesquisa da IDC.

Adoção crescendo rapidamente

Em 2015, a Microsoft se tornou um dos primeiros fornecedores de software a oferecer o BaaS em sua plataforma de nuvem do Azure. O serviço do Azure está aberto a vários protocolos blockchain, suportando protocolos baseados em Unspent Transaction Output (UTXO) simples como o Hyperledger; protocolos mais sofisticados baseados no contrato inteligente, como o Ethereum; e outros ainda em desenvolvimento.

O Azure suporta ledgers distribuídos, como Ethereum, Hyperledger Fabric, R3 Corda, Quorum, Chain Core e BlockApps.

“O BaaS no Azure oferece serviços como contratos inteligentes e outros aplicativos de terceiros, e deve se beneficiar com o uso de blockchain nos aumentos do Azure”, disse Rangan.

Em 2017, a IBM lançou seu serviço de blockchain e, desde então, já acumulou algumas das maiores implantações de rastreamento de cadeia de suprimentos empresariais da tecnologia, incluindo a Maersk e a Walmart.

Os pilotos do Walmart mostraram que a quantidade de tempo que leva para a empresa rastrear um item de comida de loja em fazenda foi reduzida de sete dias para apenas 2,2 segundos.

Somente no ano passado:

O Hyperledger Project lançou o Fabric 1.0, uma ferramenta de colaboração para criar redes de negócios baseadas em blockchain.

A SAP lançou sua oferta de BaaS em sua plataforma de software digital Leonardo.

A Hewlett-Packard Enterprise (HPE) se uniu a fornecedores de tecnologia que oferecem o BaaS. A HPE planeja oferecer um modelo de cobrança flexível, semelhante a outras ofertas de BaaS, com preços baseados no nó do servidor, na CPU ou no núcleo.

Primeiros movimentos

Em julho, a Oracle anunciou sua implantação de BaaS, assim como a Amazon (como parte de sua oferta da AWS). O BaaS da Oracle é baseado no Hyperledger Project, assim como o da IBM, que visava a oferta de BaaS ao permitir trocas de dinheiro entre fronteiras.

Quanto à Amazon, ela “se beneficiará da demanda incremental de serviços em nuvem da implementação do blockchain, enquanto um melhor acompanhamento da cadeia de suprimentos deverá tornar as operações de varejo da Amazon mais eficientes”, disse Rangan.