4 países onde você pode estudar falando o português

4 países onde você pode estudar falando o português

Para quem busca um curso no exterior, muitas vezes a opção sugerida é o inglês. Entretanto, quem fala apenas português também pode embarcar para um destino fora do Brasil e ter boa vivência acadêmica. Países como Portugal e Moçambique estão na lista de possibilidades, além de Angola e da cidade de Macau.

Entretanto, antes de fazer as malas, é importante entender quais as vantagens obtidas por meio dessa experiência no exterior. Quais são, portanto, os objetivos que o aluno tem em mente ao passar um período longe de casa. A ideia pode ser, por exemplo, ter contato com universidades tradicionais portuguesas, que existem há séculos. Ou mesmo recorrer a uma localidade na África, em que se gaste menos durante a estadia.

Alinhar tais expectativas ajuda a ter bons resultados com o intercâmbio. Para saber melhor como escolher o destino, conheça informações sobre os países e universidades presentes.

1. Portugal

Queridinho dos brasileiros, Portugal não poderia deixar de encabeçar a lista. Afinal, aí está a origem do idioma e, também, um país recheado de boas universidades. São nomes tradicionais como a Universidade de Coimbra, fundada em 1290, e a Universidade do Porto, de 1911.

Para além das instituições de ensino conhecida, estão fatores atrativos para estudantes. Entre eles, o custo de vida mais acessível, em comparação a outros países europeus, e o clima ameno. Para quem vem do Brasil, é uma facilidade a mais na hora da adaptação.

Outra vantagem das universidades portuguesas vem das possibilidades de apoio financeiro para o intercâmbio. Todos os anos, por exemplo, o Banco Santander lança editais que contemplam as instituições do país e levam alunos brasileiros para lá. Algumas escolas oferecem bolsas para cursos específicos, como o Lisbon MBA e formações na Universidade do Minho e no Algarve. Há, ainda, a possibilidade de ingressar na graduação com a nota do Enem.

Entretanto, cabe uma ressalva ao dizer que se fala apenas português em escolas do país. Em cursos mais internacionalizados, como os de MBA, os professores ensinam muitas matérias em inglês. É uma forma de atrair alunos de uma gama maior de localidades, ao ministrar conteúdos em língua inglesa. Para se certificar sobre o idioma em que são dadas aulas, basta contactar a instituição de ensino diretamente.

As melhores universidades de Portugal

1) Universidade do Porto

2) Universidade de Lisboa

3) Universidade Nova de Lisboa

2. Moçambique

Quem busca um destino com paisagens impressionantes e custo de vida baixo pode optar por Moçambique. País de nascença de nomes conhecidos como Mia Couto, o país permite que alunos estudem falando apenas português. Afinal, esse é o idioma predominante e oficial, apesar de haver dezenas de línguas bantu também comuns ao país.

Maputo, a capital do país, costuma ser o destino mais recorrente. Isso porque, por lá, já há serviços mais consolidados de transporte e instituições de ensino mais reconhecidas. Vale lembrar, entretanto, que as escolas de Moçambique não figuram nos principais rankings universitários, como Times Higher Education e QS Ranking.

Conheça as três principais universidades de Moçambique

1) Universidade Católica de Moçambique

2) Universidade Eduardo Mondlane

3) Universidade Pedagógica

3. Angola

Se a ideia é falar apenas português, Angola serve como opção de destino. Assim como no caso de Moçambique, as universidades concentram-se na capital do país. Em Luanda, conhecida como “Paris africana”, é possível encontrar instituições mais consolidadas e que tenham, também, vínculo com escolas portuguesas.

Além dos estudos, também há opções de turismo abundantes, em especial relacionadas à ecologia. Parques de conservação, por exemplo, são abundantes tanto em Luanda quanto em outras regiões do país.

Conheça as principais universidades de Angola

1) Universidade Católica de Angola

2) Universidade Agostinho Neto

3) Universidade Metodista de Angola

4. Macau

A cidade chinesa é um ponto fora da curva. Afinal, por lá se fala português, idioma tão distante do cantonês local, devido a quase quinhentos anos de colonização. Apesar de as instituições de ensino terem cursos em língua portuguesa (e departamentos para pesquisar sobre o idioma), vale lembrar que muitas disciplinas são ministradas em inglês.

Outro ponto importante diz respeito ao que se fala nas ruas de Macau, já que por lá predomina o cantonês. Entretanto, quem se expressa em inglês ou mandarim consegue manter a comunicação em dia. Em outras palavras, Macau serve como boa pedida para quem deseja estudar fora falando apenas português, mas cogita praticar outros idiomas também.

Conheça as principais universidades de Macau

1) Universidade de Macau

2) Instituto Politécnico de Macau

3) Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau