300 cursos online e gratuitos nas melhores universidades do mundo

300 cursos online e gratuitos nas melhores universidades do mundo

As universidades que integram a Ivy League são presença garantida em rankings internacionais. E, não à toa, são também rigorosas em seu processo de seleção – escolhendo uma margem pequena dos alunos que enviam applications todos os anos. Mas, para quem sonha em estudar nessas instituições, há outras opções possíveis: em especial, os cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League.

Vale lembrar, antes de tudo, que todos os membros dessa associação dispõem de formação à distância, a preços módicos ou mesmo de forma gratuita. Nomes como Harvard e Yale já disponibilizaram aulas consagradas pelo Youtube e integram plataformas como edX e Coursera.

Cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League:

Moralidades do dia a dia, em Yale
Como o próprio nome sugere, a formação dá conta de questões morais que fazem parte do dia a dia, como “de onde vem o nosso senso de certo e errado?”. Ministrado por Paul Bloom, professor de psicologia e ciências cognitivas de Yale, está disponível na plataforma Coursera e é gratuito para aqueles que solicitam financial aid.

Curso especial sobre a China, em Harvard
Esse curso online divide-se em dez partes e a parte 1, disponível na plataforma edX (assim como o restante das aulas), é ministrada por Peter K. Bol e por Wiliam C. Kirby, professores de Harvard. De início, os materiais cobrem noções de História e política no país asiático, analisando pensadores chineses como Confúcio.

Inglês para Jornalismo, Negócios e STEM, na Universidade da Pensilvânia
Os apaixonados por jornalismo que precisam aperfeiçoar o inglês podem contar com esse curso online da UPenn, disponível também no Coursera. A proposta é guiar o estudante pelas tarefas básicas da profissão (como fazer entrevistas e sugerir pautas), para depois ensinar vocabulário necessário para textos de revistas e jornais em inglês.

A mesma iniciativa da UPenn disponibiliza formações específicas para outras áreas, como Inglês para Ciências, Tecnologia e Matemática e Inglês para Negócios e Empreendedorismo.

CS50, em Harvard
O curso de Ciência da Computação queridinho de Harvard, criado por David J. Malan, ensina aos alunos como “pensar algoritmicamente e resolver problemas eficientemente”. A formação inteira é gratuita, disponível pela plataforma edX, mas é necessário pagar uma taxa de 90 dólares para obter o certificado.

Inteligência artificial, na Universidade Columbia
Ministrado pela professora Ansaf Salleb-Aouissi, da Universidade Columbia, o curso apresenta conceitos básicos de inteligência artificial e demonstra como são aplicados em tecnologias atuais. Ao fim da formação, os alunos desenvolvem um projeto prático. É possível se inscrever pelo edX.

Introdução às Finanças Corporativas, na UPenn
Esse curso, idealizado por Michael R Roberts, professor da Wharton School, apresenta desde conceitos aplicados a finanças pessoais até finanças corporativas. As aulas duram um mês e é possível assistir a elas gratuitamente, pelo Coursera, caso o estudante precise de apoio financeiro.

Liderando a vida que você quer, na Wharton School
Criado pelo professor Stew Friedman, que trabalha com desenvolvimento de liderança na Wharton School, o curso dura um mês e permite que os alunos “explorem suas habilidades de liderança” e as desenvolvam por meio de exercícios práticos. É possível se inscrever pela plataforma Coursera e obter auxílio financeiro para fazer o curso de graça.

Fazendo o governo funcionar, na Universidade Princeton
O “Making government work in hard places“, um dos cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League, foca em desafios para melhorar o acesso a oportunidades. A professora Jennifer Widner, de Princeton, usa exemplos de países diversos para ensinar o how to para solução de problemas e está disponível na edX.

CitiesX: passado, presente e futuro da vida urbana, em Harvard
O curso de Harvard parte de dados interessantes sobre cidades: mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, hoje em dia. A partir daí, o professor de economia Edward Glaeser leva os estudantes a analisar a constituição e os desafios presentes e futuros de cidades como Londres, Nova York e mesmo Rio de Janeiro. Para ter acesso ao curso, basta se inscrever pela plataforma edX.