A sua nota na Uber pode fazer você ser banido do aplicativo no Brasil. A companhia implementou silenciosamente desde junho no país um recurso que estende as punições já dadas a motoristas que tiverem avaliação negativa na plataforma para usuários em geral do app.
A notícia sobre avaliações negativas de usuários na plataforma renderem punições ganhou repercussão depois que a Uber anunciou publicamente que passaria a impor neste mês a regra na Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, contudo, a reportagem apurou que isso já está valendo na prática desde junho.
O país, inclusive, foi um dos primeiros a contar com o novo regulamento que coloca os passageiros sob avaliação e risco de exclusão do app. Nesta semana, o recurso chegou à Oceania e pode seguir para o resto do mundo em breve.
Pelo regulamento, usuários que tiverem uma avaliação média menor do que quatro estrelas passarão a receber avisos da Uber com dicas de como melhorar sua nota. Se o número não subir ou cair ainda mais, o usuário será descredenciado do aplicativo.
A partir daí, o passageiro na prática estará banido da Uber e não poderá solicitar mais corridas. O novo modelo é bem semelhante ao que é praticado com os motoristas da plataforma: aqueles que recebem constantemente avaliação negativa e não sobem suas notas são impedidos de trabalhar no app.
Segundo a Uber a regra já está em prática desde junho e que o recurso não foi anunciado ao público. Segundo o post da Uber na Nova Zelândia e Austrália, a função serve para oferecer uma experiência melhor a todos no app.
Isto é importante porque quando os motoristas parceiros usam o Uber eles fazem mais do que simplesmente dirigir, estão compartilhando seu próprio carro, seu espaço, seu tempo e um pedaço de quem são com os passageiros Uber na Austrália e Nova Zelândia
Como descobrir sua nota
Para descobrir a sua nota na Uber, basta abrir o aplicativo e clicar, no canto superior esquerdo, nas três linhas que abrem opções do app. Ali, logo abaixo do seu nome, estará a nota que vai de 1 a 5.
Se a sua nota estiver baixa, é bom você trabalhar desde já para não ser descredenciado pela plataforma. As avaliações são dadas pelos motoristas ao fim de cada corrida, assim como usuários também dão notas a condutores.