Real Madri terá camiseta feita com lixo dos oceanos

Real Madri terá camiseta feita com lixo dos oceanos

O Real Madri apresentou uma camiseta feita com plástico reciclado, recuperado do mar. O uniforme foi desenvolvido pela Adidas em parceria com a Parley, uma ONG pela preservação da vida marinha. Ainda que seja uma novidade para o clube, a parceria entre as duas marcas não é uma surpresa.

Times como o Bayern de Munique (quarto colocado na lista da Forbes), Juventus (nono) e Manchester United (primeiro) também tiveram kits esportivos produzidos com plástico encontrado no oceano. Em julho, o Flamengo (ausente da lista) também anunciou uma camiseta assim. Para celebrar o dia da Terra de 2018, todos os clubes da Major Soccer League dos Estados Unidos usaram uma das camisetas Adidas Parley. As duas organizações também colaboraram em uma série de calçados esportivos, roupas de banho e outros itens sustentáveis.

A gigante de roupas esportivas Nike está envolvida em um projeto similar. A empresa produziu camisetas de plástico reciclados para o Barcelona (terceiro time mais valioso) e equipes de futebol nacionais da Austrália, Coréia do Sul e Arábia Saudita. A Nike afirmou que foram utilizadas ao menos 12 garrafas plásticas na fabricação de cada camiseta.

De acordo com o Greenpeace, cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos por dia.