Japoneses estão prestes a testar um Elevador Espacial

elevador Espacial

Lançar um foguete no Espaço não é uma tarefa fácil. São muito caros, necessitam de muito combustível e os gases que liberam poluem a atmosférica. No entanto, a tecnologia permite construir e idealizar conceitos que ainda não foram explorados.

Sem dúvida, algo que resolveria estes problemas seria um elevador que ligasse a superfície terrestre ao Espaço. Parece ficção cientifica, mas a verdade é que uma equipa de engenheiros japoneses vai começar testar.

Há mais de 100 anos que os engenheiros sonham com um elevador Espacial. A ideia surgiu quando o cientista russo, Konstantine Tsiolkovsky, viu pela primeira vez a torre Eiffel em 1895.

Mas este mês, no dia 11, poderemos testemunhar um grande progressos no que diz respeito a esta tecnologia. Pela primeira vez, uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade de Shizuoka irá testar o movimento de um elevador no Espaço, em colaboração com astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS).

Na verdade, trata-se de um teste muito simples, mas é mais um passo dado para que um dia tenhamos um elevador que nos leve até ao Espaço. Este modelo de teste consiste numa pequena caixa com 6 centímetros de comprimento, 3 de largura e 3 de altura que se desloca num cabo suspenso em órbita entre dois satélites. O movimento da caixa será monitorizado pelas câmaras e sensores que se encontram nos satélites.

A empresa de construção Obayashi, que está a colaborar com a Universidade de Shizuoka, diz que o objetivo é construir um elevador Espacial até 2050. Quando o anúncio foi feito em 2014, a empresa afirmou também que a tecnologia necessária para realizar o projeto ainda não estava pronta, mas que o plano era bastante realista.

Na teoria, um elevador Espacial é um projeto exequível e pode vir a tornar-se numa das principais formas de viajar para o Espaço. Alguns estudos mostram o uso de um elevador deste tipo pode reduzir imensamente custos com transporte de carga para o Espaço.