Facebook vai bancar cabo submarino entre Brasil e Argentina

Facebook vai bancar cabo submarino entre Brasil e Argentina

O Facebook afirmou que será parceiro de um novo cabo submarino chamado Malbec, ligando Rio de Janeiro e São Paulo à Argentina. Ele terá 2.500 quilômetros de extensão e deve começar suas operações no primeiro semestre de 2020.

Segunda a empresa especializada TeleGeography, o Facebook já é coproprietário de pelo menos dez cabos submarinos ao redor do mundo. Entre eles está o cabo submarino
Marea, em parceria com a Microsoft, que conesta os Estados Unidos até a Espanha; e o cabo Havfrue, do Google, que ainda não está ativo mais ligará a costa leste dos Estados Unidos até a Dinamarca.

Malbec vai ligar Rio de Janeiro a São Paulo através de um landing point em Praia Grande (SP) e seguirá até uma estação em Las Toninas, na Argentina, para se conectar a Buenos Aires.

A instalação do cabo já começou e ficará a cargo da Alcatel Submarine Networks, ou seja, o Facebook será apenas um dos financiadores.

O Malbec pertence, oficialmente, à Globenet, operadora de cabos submarinos controlada pelo banco BTG Pactual, e foi anunciado originalmente em maio, mas sem a parceria com o Facebook. A empresa estava procurando “OTTs, provedoras de cloud e clientes de operadoras que querem aumentar seu alcance em toda a região”, segundo o Teletime.

A Globenet não revela qual será a velocidade de seu cabo submarino, mas informa que ele possui seis pares de fibras ópticas, o dobro da capacidade atual de conexão entre a Argentina e outros países.

Segundo a Globenet, o cabo submarino Malbec permitirá conectar empresas no Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e sul do Brasil) e criará uma rota mais direta aos Estados Unidos. Ela tem 23.500 km de cabos submarinos instalados nas Américas. Com essa iniciativa, o Facebook espera ampliar sua influência e sua presença na região, num momento em que sua imagem está desgastada por conta dos recentes escândalos de vazamento de dados de seus usuários.