Facebook, Google e Twitter estão na mira da regulação dos EUA

Facebook, Google e Twitter estão na mira da regulação dos EUA

As gigantes redes sociais estão na mira de autoridades nos Estados Unidos. Neste mês, o procurador-geral do país, Jeff Sessions, irá se reunir com promotores estaduais norte-americanos para avaliar se as empresas de tecnologia estão atrapalhando a troca livre de ideias nas redes sociais. As informações são da Agência EFE. Republicanos e o presidente Donald Trump acusam as plataformas de silenciar as opiniões de conservadores.

O anúncio do Departamento de Justiça dos EUA se dá após a Casa Branca ter informado que analisará a possibilidade de regulação do Google. Vale lembrar que nesta semana, executivos do Facebook e Twitter testemunharam diante o Congresso sobre seus esforços para banir a influência externa russa na democracia norte-americana, assim como tentativas de controlar as chamadas fake news.

Jack Dorsey, CEO do Twitter, informou que o microblog identificou 10 milhões de usuários falsos na plataforma, enquanto Sheryl Sandberg, garantiu aos senadores que o Facebook trabalha para conter os agentes maliciosos. Entretanto, os esforços das gigantes de tecnologia parecem ser insuficientes.

“Ouvimos com atenção a audiência no Comitê de Inteligência do Senado sobre as operações estrangeiras no uso das redes sociais. O procurador-geral convocou uma reunião para analisar a crescente preocupação que essas companhias estejam prejudicando a concorrência e atrapalhando intencionalmente a livre troca de ideais em suas plataformas”, disse o porta-voz do Departamento da Justiça nesta semana.