Bolsonaro foi trend topics em 12 países

Bolsonaro foi trend topics em 12 países

Após a imprensa ter noticiado o ataque com faca ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira (6), em Juíz de Fora (MG), foram registrados 808,4 mil menções a ele no Twitter, entre 16h e 18h. A computação dos dados foi feita pela Diretoria de Políticas Públicas da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Duas horas antes do crime, a rede social apresentava um volume de 34 mil referências.

Até às 18h, o presidenciável também esteve nos assuntos mais comentados do Twitter de 12 países, entre eles, Argentina, Chile, Vietnã, Porto Rico, México, EUA, Venezuela, Bahrein, Colômbia, Bielorússia, Reino Unido e Espanha. Foram computados cerca de 90 mil tuítes em cada região.

As hashtags mais populares nos tuítes estavam relacionadas a apoio ao candidato. Segundo a API do Twitter, o termo “facada” permaneceu entre os mais comentados.

Até às 18h, quase metade dos termos mais mencionados no Brasil estavam relacionados ao evento, entre eles violência (216 mil menções), arma (123 mil), Juiz de Fora (88 mil) e facada (83 mil). As postagens mais compartilhadas foram àquelas que continham notícias e novas informações sobre o ataque.

Perfis contrários às propostas e ideologias de Bolsonaro também se manifestaram. Alguns reconhecem a gravidade do atentado e outros alegam que essa ampla repercussão pode ajudar a fortalecer a campanha do presidenciável.

Os internautas relembram ainda outros atentados recentes como o assassinato da Vereadora Marielle Franco e o ataque a tiros em acampamento pró-Lula, ambos que ocorreram este ano.