5 super sites para você aprender programação e alavancar sua carreira


Não vai existir momento melhor para aprender programação do que agora, vivemos em um mundo cada vez mais tecnologicamente acelerado e inovador.

E a internet está aí para trazer diversas boas opções para aprender novas habilidades. No caso da programação, a Mastertech, plataforma criada para o desenvolvimento de habilidades do século 21, separou cinco ótimas plataformas para aprender a programar. Confira:

Codeacademy

Esta é a maior e mais conhecida plataforma para começar os estudos de programação. São diversos cursos reunidos em um só lugar, para diversas linguagens, além do Web Fundamentals que ensina a construir sites em HTML e CSS. As aulas são bastante didáticas e proveitosas de acordo com sua dedicação e desempenho. E o mais impressionante: não é preciso pagar nada para isso.

Codeschool

Similar ao Codeacademy, o Codeschool também oferece cursos online com aulas e exercícios interativos para aprender linguagens de programação, HTML/CSS, Ruby, Javascript e até como desenvolver aplicativos para iOS. A diferença é que a maioria dos cursos completos são pagos, possuindo alguns módulos gratuitos.

Coursera

A Coursera é pioneira em cursos Mooc (Massive Open Online Courses). Com um catálogo gigante de opções de aprendizado, a maioria dos cursos provém de universidades altamente consagradas, com instrutores que sabem do que estão falando. É o caso, por exemplo, do curso Programming for Everybody, uma introdução à programação através da linguagem Python, que surgiu em parceria com a Universidade de Michigan. A plataforma possui opções de cursos gratuitos e pagos.

CodePen

Sua pegada é aprender na prática? O CodePen tem como premissa ser um Dribble para desenvolvedores, uma ferramenta para criar, compartilhar e pesquisar exemplos de códigos. As pens são divididas em dois painéis: um referente ao código e outro com os elementos renderizados ao vivo. Com isso, você pode editar e copiar snippets e verificar as mudanças em tempo real. É possível também criar forks para as suas alterações ou melhorias e compartilhar novamente com a comunidade.

W3Schools

Para aprender a programar utilizando a maioria das linguagens web depois de já ter obtido certo conhecimento na área, este é o seu lugar. O site ensina a codificar o HTML básico, CSS, HTML5, Javascript, PHP, ASP, Ruby e muitas outras atividades. Também é um bom lugar para buscar por soluções para problemas em códigos exemplo para serem usados na prática.