Quanto dinheiro é preciso para comprar um frango na Venezuela?

Quanto dinheiro é preciso para comprar um frango na Venezuela

Entra em vigor nesta segunda-feira o plano de recuperação econômica do presidente venezuelano, Nicolas Maduro, para tentar conter a hiperinflação que assola o país.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a inflação da Venezuela deve chegar a 1.000.000% neste ano.

Uma das medidas do pacote prevê a entrada em circulação de uma nova moeda, o bolívar soberano – que tem cinco zeros a menos que o bolívar forte, completamente desvalorizado.

Para ilustrar como a inflação tomou conta do país, o fotógrafo Carlos Garcia Rawlins, da Reuters, realizou um ensaio fotográfico com imagens de alimentos e artigos de higiene básicos ao lado da quantidade de dinheiro necessária para comprá-los.

Um frango de 2,4 kg, por exemplo, custava 14.600.000 bolívares (o equivalente a US$ 2,22) em Caracas.

Na última quinta-feira, um rolo de papel higiênico podia ser comprado por 2.600.000 bolívares.

Muitos venezuelanos chegaram a estocar alimentos em casa com receio de que, quando as medidas do pacote econômico entrassem em vigor nesta segunda-feira, os sistemas bancários ficassem sobrecarregados e inviabilizassem o comércio.

A Venezuela decretou feriado nesta segunda-feira para a implantação do novo sistema monetário – os serviços bancários online e a operação de caixas eletrônicos seriam interrompidos por várias horas para a introdução das novas notas.

Antes da mudança, um quilo de queijo não custava menos que 7.500.000 bolívares.