Gramado vai utilizar robôs para servir cervejas

Gramado vai utilizar robôs para servir cervejas

Um robô colaborativo receberá a missão de servir cervejas ao público em um bar localizado na cidade de Gramado, RS. O cobot em questão é fabricado pela Universal Robots. Suas habilidades de garçom serão testadas no bar La Birra Brew Pub neste mês de agosto.

Robôs têm desempenhado uma série de tarefas e serviços e grandes companhias trabalham para evoluir a inteligência artificial que os alimenta para, por ventura, termos colegas robóticos que assumam, com a delicadeza e talento humanos, algumas das funções que nos são fadadas por vocação ou insistência.

Nos Estados Unidos, estudantes transitam diariamente pelo campus da Universidade da Califórnia, em Berkeley na companhia dos chamados KiwiBots, novos mascotes que são robôs sobre rodas, do tamanho de uma caixa de cerveja, que passam o dia entregando comida de restaurantes que ficam no entorno da faculdade. Os usuários pedem, a refeição por um app e, em poucos minutos, a recebe dentro de KiwiBot, que dirige sozinho graças a um conjunto de câmeras e softwares com mapas de alta precisão.

Apesar das indústrias estarem mais inseridas no mundo dos robôs, desde que os cobots entraram em cena, as máquinas também estão se tornando parceiros dos humanos fora dos processos industriais. No caminho trilhado para isso se tornar realidade, as empresas especializadas em robótica tiveram que considerar não só a eficiência e a qualidade dos robôs, mas principalmente, a questão do reconhecimento e da segurança de quem interagiria lado a lado com eles.

Gramado vai utilizar robôs para servir cervejas

Evoluiu-se também na área da mobilidade, quando foi permitida a locomoção dos cobots nos mais variados ambientes. A partir daí, a ideia de um mundo povoado de robôs, vem ocupando, cada vez mais, a imaginação de empreendedores do setor de serviços.

A expectativa é que cada vez mais robôs colaborativos ocupem espaço na vida social das pessoas, assim como aconteceu com os smartphones. Apesar de terem sido um mercado de aproximadamente 5.000 unidades em 2015, a BIS Research Analsys estima que o volume global de cobots cresça um pouco mais de 70% ao ano chegando a mais de 120.000 unidades em 2021.

Fonte: IDGNow