Correios: encomendas do exterior são R$ 15,00 mais caro

Correios:  encomendas do exterior são R$ 15,00 mais caro

Os Correios anunciaram que a partir de agora todas as encomendas internacionais que chegarem ao país pela empresa terão de pagar uma taxa de 15 reais para liberação. Esse valor é referente ao chamado “despacho total”, que até então era cobrado apenas para os pacotes que fossem tributados pela Receita Federal.

No comunicado em seu site sobre a mudança, os Correios justificam a extensão da cobrança por conta do aumento das importações. “Nos últimos anos, o serviço era cobrado apenas para os objetos tributados pela Receita Federal. Porém, com o aumento das importações, a empresa precisou injetar mais recursos na operação para manter o padrão do serviço”, afirmam os Correios, que afirmam também que o valor cobrado é até quatro vezes menor do que o praticado por empresas concorrentes pelo mesmo procedimento.

No texto, a companhia estatal ainda destaca que o despacho postal não é tributo ou frete, apontando que o serviço é referente às diferentes atividades de suporte ao tratamento aduaneiro. A lista inclui desde recebimento dos objetos e inspeção por raio X e formalização da importação no sistema da Receita Federal (quando necessária) até recolhimento e repasse dos impostos à Receita Federal (quando houver tributação) e disponibilização de informações ao importador para desembaraço da remessa via Internet.

Segundo os Correios, quem tiver feito compras no exterior ou aguardando encomendas internacionais, deverá acessar o link de rastreamento de objetos e então realizar o pagamento da taxa do despacho total – é possível pagar o valor via boleto ou cartão de crédito.

Caso o pacote seja tributado pela Receita, então é preciso acessar a página Minhas Importações para poder pagar a taxa de despacho postal no site dos Correios.