Conheça as melhores formas de ganhar dinheiro com tecnologia

Conheça as melhores formas de ganhar dinheiro com tecnologia

A constante evolução da TI traz novas oportunidades de negócio. Já existem muitas empresas explorando as mais novas atividades, porém, sempre há espaço para produtos e serviços mais elaborados e diferenciados. Uma boa chave para entrar nesse mercado concorrido é oferecer produtos e serviços sob medida para as necessidades de cada cliente.

As opções abaixo estão entre as melhores formas de obter sucesso em TI. Acompanhe.

A Tecnologia da Informação confere um patamar diferenciado aos seus profissionais:

  • Permite uma excelente gama de possibilidades de lucratividade
  • É um trabalho limpo e seguro
  • É uma atividade bem valorizada junto à sociedade
  • Algumas áreas possuem baixa curva de aprendizado e permitem ascender rapidamente
  • Amplo espectro de atuação e atividade através do Mercado Remoto Global
  • Conforme a sua criatividade, seu conhecimento é facilmente direcionado para áreas afins lucrativas.

Com o impacto dos mercados financeiros e da economia mundial, as empresas precisam maximizar o retorno de seus investimentos e a mão de obra especializada dos BRICS (países emergentes) são as de melhor custo benefício.

A melhor via para conquistar este nível de atuação são através dos sites internacionais que oferecem trabalhos free-lancer e que se baseiam no conceito de crowdsourcing (a ideia de que a multidão de internautas possui sempre uma melhor solução que pequenos grupos de trabalho de projetistas/Designers/programadores).Os profissionais de TI podem atuar internacionalmente, bastando, para isso, dominar as tecnologias em sua área de atuação e o idioma inglês.A exigência do idioma inglês para se dar bem nesse tipo de negócio é fator crítico para o sucesso. A maioria da comunicação tende a ocorrer de forma escrita, bem mais tranquilo para o pessoal técnico. São comuns os projetos executados em grupos remotos (através de tecnologias de controle de versionamento como o Git Hub), permitindo usufruir dos melhores ganhos de mercado e câmbios cada vez mais favorável.

O Website referência Olhar Digital, informa que a tendência é a explosão dos trabalhos desenvolvidos a distância e que permitam uma transação (negociação, aprovação e entrega) 100% pela internet. No caso de TI, existem muitas oportunidades para programadores e desenvolvedores.

Pode-se listar dentre os melhores WebSites de Crowdsourcing. Comece cadastrando-se em alguns deles e divulgue os seus produtos e especialidades:

  1. Socialance (www.socialance.com): Uma das mais novas plataformas online para conectar profissionais e empresas que demandem serviços pontuais, a Socialance funciona por meio de indicações. Ou seja, apenas pessoas indicadas por usuários da plataformas podem acessar os serviços.
    No entanto, os 200 primeiros leitores do Olhar Digital que acessarem o endereço http://www.socialance.com/invite/uol/ poderão participar da rede sem qualquer indicação prévia.
  2. Elance (http://www.elance.com/): O site está disponível em cinco idiomas (alemão, espanhol, holandês, inglês e norueguês). Ele permite que pessoas busquem trabalhos ou empresas procurem profissionais que possam atendê-las em projetos pontuais.
  3. Freelancer (http://www.freelancer.com): O site opera no sistema de leilão de projetos. Além da versão internacional, ele está disponível para diferentes regiões (Inglaterra, Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Hong Kong, Cingapura, Filipinas e África do Sul)
  4. O Desk (https://www.odesk.com/): O site permite que os profissionais busquem trabalhos e façam propostas. Uma vez que todos os projetos são medidos por um banco de horas, utilizado para calcular o valor final de cada iniciativa, os pagamentos são mensurados.

Toda experiência adquirida conta pontos importantes para o currículo. Busque apenas focar no aprendizado e especialização em tecnologias que tenham uma grande abrangência, necessidade e valorização pelo mercado. As empresas procuram profissionais com atributos e soluções globais.

Agora vamos ao que mais interessa. Conhecer os segmentos mais valorizados pelo mercado de TI da atualidade. Começamos listando os 5 melhores segmentos em ordem decrescente:


 

5º LUGAR: Redes sociais: As redes sociais oferecem muitas oportunidades de negócio. Ainda há muito a ser explorado. As duas ações voltadas às redes sociais que estão em alta são:

  • o monitoramento de marcas
  • o relacionamento com clientes.

Estas ações parecem ser atividades tranquilas, porém exigem muito conhecimento em técnicas de Branding e cuidados relacionados, já que a marca é um dos maiores bens do seu cliente.

Vamos descrever um pouco melhor cada uma destas ações. O monitoramento de marcas é usado pelas empresas como um termômetro de como ela é vista na internet. Trata-se de acompanhar a ideia que a empresa reforça com a comercialização dos seus produtos no Twitter, Facebook, em Publicidades Digitais, além de sugerir e desenvolver ações que possam reverter experiências destrutivas da reputação da empresa. Esse é o trabalho relacionado ao monitoramento de marcas.

Já o relacionamento com clientes via redes sociais consiste em captar padrões comportamentais relacionados a experiências com a marca, analisar constantemente os perfis, publicar novidades e interagir com os usuários das redes de forma a criar interatividade verdadeira que resulte em confiança e fortificação nas relações de amizade entre empresa e clientes. Há necessidade de muita empatia, criatividade e bom senso.

 


4º LUGAR: Edição de Vídeos Publicitários: O vídeo tem o maior apelo na promoção de produtos e serviços, e as empresas só não investem mais neste tipo de mídia devido ao seu alto custo de produção. São eles as vedetes da Internet, e vão continuar fazendo por muito tempo. O Youtube está aí como a prova desse fenômeno. O segredo do sucesso é saber produzir filmes com padrão profissional com custos competitivos com as mídias inferiores… Então é só otimizar a produção e os anúncios oferecendo produção, edição e formatação de filmes corporativos, filmagens de festas/casamentos, vídeo-aulas, video conferencia, streaming, tutorias para produtos, etc.

Recomenda-se que você tenha uma boa filmadora / câmera e um computador (potente) para poder editar vídeos. Aprenda a usar um software editor de vídeos (o Adobe Premiere, por exemplo) pois isso possibilitará fazer cortes, montagens, adicionar textos e melhorar a qualidade do resultado final. Conforme seja os serviços oferecidos, será necessário ter um estúdio para filmagem e gravação. Já estamos há alguns anos na era da imagem FULL HD e da TV digital. Agora depende de sua criatividade para elaborar um vídeo portfolio dos seus projetos executados.


3º LUGAR: SEO: Promoção de Acesso e Posicionamento nos Mecanismos de Busca:
Já se perguntou o que precisa fazer para aumentar os acesso ao conteúdo dos WebSites / HotSites / Blogs e Redes Sociais? A geração de tráfego é a grande moeda digital da atualidade. Para se construir reputação e tornar-se uma referência em cada área do mercado é preciso investir em visibilidade, e, principalmente, visibilidade na Internet. Aprenda a atrair a atenção dos milhões de internautas captando acessos. As técnicas SEO (Search Engine Otimization) incrementam ferramentas e recursos tecnológicos para elevar a colocação em buscadores como o Google e permitir o mais fácil encontro dos conteúdos e produtos oferecidos nos sítios da internet. Todos necessitam de acesso e incremento nas visualizações de suas campanhas. Você ainda tem dúvidas nas verdadeiras fortunas que estão sendo investidas pelas empresas nesta área de serviços tecnológicos? Descubra técnicas para garantir aos seus novos clientes um acesso exponencial aos seus conteúdos digitais.

Vamos aos passos e medidas fundamentais para gerar o tráfego que irá torná-lo notável e possibilitar a venda de um universo de produtos. A independência financeira sonhada por tantos. Vejamos os principais assuntos que exigirão sua atenção e cuidados constantes:

Caso você resolva ser seu próprio patrão, procure alguma instituição que possa lhe dar suporte sobre como montar o seu negócio. O Sebrae é uma excelente alternativa, que acompanha o empreendedor desde o planejamento do negócio, até a captação de recursos. Uma das principais causas pela qual um novo negócio não dura muito tempo é a falta de capacitação por parte do administrador. Prepare-se, e garanta que seu projeto será bem conduzido.


2º LUGAR: Desenvolvimento de Aplicações Web: WebSites / E-Commerce:
É uma das divisões mais importantes de TI na atualidade. Envolve o desenvolvimento de Sistemas Web em geral com múltiplas funcionalidades, inclusive os sistemas de comércio eletrônico, como os utilizados nos sites das grandes lojas de varejo. Todo empreendimento necessita de WebSites, variando dos simples sites institucionais até os sistemas web com as mais complexas funcionalidades dinâmicas e interativas.

Você pode escolher entre dezenas de tecnologias para estes desenvolvimentos. O sucesso vai depender muito da sua criatividade em oferecer projetos distintos e personalizados com preços compatíveis e curtos prazos de entrega.

Nesta área, além do desenvolvimento dos Sistemas Web, o que conta muito é a qualidade da manutenção contínua que pode ser oferecida como opcional aos clientes, oferecendo demais serviços paralelos e muito necessários tais como:

  • Manutenção contínua e atualização de componentes e plugins
  • Criação e atualização de conteúdos digitais
  • Hospedagem de WebSite
  • Gerência de Servidores Linux e Windows

Todos estes serviços acoplados permitem a construção de uma relação de confiança duradoura com a sua clientela, permitindo vê-lo como profissional importante e fundamental para o sucesso dos negócios. Uma pessoa de confiança a quem pode-se contar e compartilhar informações sigilosas referentes a administração e estratégia de negócio.

As atividades de Desenvolvimento Web estão intimamente ligadas com o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos mobile. Na verdade, são tecnologias que compartilham informações em tempo real. Este é um dos mais vastos campos de trabalho da TI da atualidade. Você irá descobrir isso na prática, cedo ou tarde.


1º LUGAR: Smartphones chegaram para ficar:
Existem milhares de smartphones e celulares circulando por aí. As plataformas são muitas. Desenvolver aplicações para esses dispositivos é uma atividade das mais lucrativas e com vasto mercado potencial.

Todas as áreas necessitam de aplicações móveis. Caso não seja viável criar algo novo, então é possível portar uma solução já existente (ou integrá-la) ao smartphone. Quando falamos de aplicações voltadas ao ambiente corporativo, então, temos um grande número de empresas que ainda não imaginam os benefícios das aplicações móveis

Para programar para smartphone é necessário aprender sobre programação e banco de dados, dentre outras coisas. Se você tem facilidade com lógica e matemática, sorria: Existem bons cursos de programação para as plataformas mais populares, e se você não quiser quebrar a cabeça com Java, Object-C e outras, pode desenvolver algo com uma linguagem mais “light”, como PHP e disponibilizar a aplicação para acesso via web. Depois de fazer os primeiros exemplos, você pode ir disponibilizando na internet, solicitando opiniões e conquistando usuários..:.

Considerações finais

Seja qual for a sua atividade, preste atenção nas micro e pequenas empresas. A grande maioria das soluções rentáveis são direcionadas a este tipo de público alvo.

Sem dúvida alguma, produtos e serviços como os listados acima são os responsáveis pelo sucesso ou fracasso da grande maioria dos empreendimentos comerciais.

Saiba que, em se tratando de TI, sempre haverá um serviço ou produto com menor custo, mais completo, mais eficiente ou mais personalizado a ser oferecido. Agora é escolher o ramo de sua maior habilidade ou interesse e mãos à obra na obtenção do treinamento para adquirir o conhecimento teórico e prático necessário.