Anúncio para marcianos?

Elon Musk

“Feito na Terra por humanos”. Esta é a frase gravada na placa de circuitos do Tesla Roadster que viaja a bordo do Falcon Heavy rumo a Marte. Elon Musk, proprietário da empresa aeroespacial Space X, compartilhou a imagem em sua conta do Instagram, que ultrapassou um milhão de curtidas em 10 horas.

Ao volante do carro viaja um manequim chamado Starman (homem das estrelas), referência à canção homônima de David Bowie. Na tela do painel aparece uma mensagem tirada de O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams: “Don’t panic” (não entre em pânico). Essa trilogia de romances (que na verdade são cinco) começa quando as obras de uma estrada espacial implicam a demolição da Terra. Somente Arthur Dent se salva, graças a Ford Prefect, um alienígena que está escrevendo o capítulo sobre o nosso planeta para o guia, em cuja capa aparece a frase don’t panic.

Uma mensagem inadequada para marcianos

A viagem do carro sozinho é simbólica, pois se tudo correr de acordo com o planejado, o foguete orbitará Marte sem que o automóvel possa dar uma volta pelo solo do planeta vermelho. Ou se espatifar nele. Ou seja, é um caríssimo anúncio da Tesla. Claro, a mensagem é um aceno para os seguidores de Musk no Instagram e não pretende ser um aviso para qualquer alienígena que se depare com o veículo. “Ah, tecnologia terráquea, que interessante”.

Por JAIME RUBIO HANCOCK