Qual banana você contrataria?

Todos sabem que a missão do recrutador para escolher o melhor candidato para um emprego não é fácil. As empresas que o contratam esperam que você encontre a combinação perfeita. Se você falhar, seus concorrentes estão prontos para assumir seus clientes.

Essa é a razão pela quais muitos recrutadores vão para um candidato “seguro”, mais do que realmente procurar o “melhor” candidato?

Imagine ter que escolher a melhor banana para uma empresa, qual escolheria?

AA banana verde. Esta é a banana “não madura”, direta da árvore. Quando você vai optar por essa banana, você terá que dar a ela tempo para amadurecer. O bom ponto é que você pode dar a essa banana as melhores circunstâncias e engajamento para se tornar a melhor banana possível que possa ser. O fato positivo também é que é muito improvável que outra empresa tente tirar sua banana, pois ela está amadurecendo.

Quando você faz um ótimo trabalho para ajudar a banana a ser madura, você pode encontrar uma banana muito adaptada a sua estrutura.

BA banana amarela. Esta é a “banana perfeita”, também chamada de “banana segura”. Como recrutador, você não assume riscos na contratação dessa banana. Lindamente amarelo, sexy, … tudo que uma banana deve ser. Mesmo que se verifique que a banana finalmente não era aquilo que você pensava, você sempre pode dizer que isso era impossível de saber.

Para o seu cliente, há outro risco … outros recrutadores também estão tentando contratar esta banana. Então, finalmente, pode vir a ser que esta não é a banana perfeita.

C. A banana madura.

Esta banana também é chamada de “amarelo com banana de pontos marrons”. A banana não parece mais sexy, mas não se engane: esta é a melhor banana.

Uma vez que uma banana é irregular, é açucarada e deliciosa, perfeita para comer e facilmente digerida. Os cientistas dizem que as bananas com manchas marrons não só aumentam a imunidade do nosso sistema, mas também ajudam a prevenir doenças carcinogênicas. Outro fato positivo de contratar uma banana madura é que é improvável que sua competição tente roubar a banana de você.

Então, caro recrutador, o ponto que eu estou tentando fazer aqui é que sempre indo para a maneira segura, escolhendo a banana perfeita, amarela, nem sempre é a melhor escolha para o seu cliente. Comece a gastar mais de 10 minutos em um currículo e tente olhar além dos 32 a 39 anos de idade que um candidato tem.

Ao traduzir este artigo, não estou tentando dizer que todos os recrutadores agem dessa maneira. Creio que a maioria dos recrutadores está tentando fazer um ótimo trabalho, dentro de um ambiente muito competitivo.