O desenvolvimento de carros autónomos sempre ocorre em ambiente fechado e controlado, porém em alguns casos, testes são realizados em cenários reais como estradas e rodovias.
Assim como os carros comuns, estes também estão sujeitos a problemas e acidentes comuns. Foi exatamente isto que aconteceu com um veículo autónomo da Apple – Apple Car, que teve o seu primeiro acidente, sem grande gravidade registrado.
O acidente só foi agora revelado, e aconteceu há poucas semanas. Segundo declaração da Apple, que comunicou ao Departamento de Veículos Motorizados Norte Americano, este pequeno acidente fora registado apenas por danos materiais.
O que aconteceu foi um pequeno choque entre um veículo conduzido por uma pessoa que bateu na traseira do carro da Apple, um Lexus RX450h. Este último preparava-se para entrar numa via rápida e circulava a menos de 2km/h, ao se preparar para fazer a manobra.
Assim como na maioria dos acidentes reportados com veículos autónomos, a culpa não foi do software que controlava o carro, mas sim do carro que seguia atrás, com um condutor humano. Este, um Nissan Leaf, que teria batido na parte traseira a mais ou menos 25 km/h.
A Apple foi obrigada a reportar este acidente à DMV, com todos os detalhes e pormenores, registrando assim para situações futuras e registos das atividades com estes carros.
Na realida foi apenas mais um acidente, igual a vários outros que já ocorreram com outros fabricantes que testam seus modelos nas estradas da Califórnia, e que estão na busca em aprimorar seu software para situações reais.
Curiosamente, este tipo de acidentes, é considerado como o mais comum entre todos que envolvem veículos desta natureza, provavelmente por estes carros apresentarem alguns comportamentos diferentes do que os condutores humanos estão acostumados.