As lojas da varejista espanhola Zara têm uma estética idêntica em qualquer um dos 96 países nos quais estão presentes, como o Brasil. Existem variações locais, é claro – com casacos ganhando mais destaque em localidades mais frias, por exemplo. Mas o padrão é seguido rigorosamente pela marca – e constantemente testado e moldado. É o que mostra uma reportagem do site Business Insider, que visitou lojas “secretas” que a rede mantém na Espanha. O objetivo dos testes é estimular as compras.
Uma equipe de arquitetos e especialistas em “merchandising visual” trabalha em tempo integral na sede da Zara, na Espanha, para projetar e aprimorar todos os detalhes da loja. Isso inclui a decoração, a cor das lâmpadas, a música tocada nas lojas e o posicionamento exato das roupas.
Chamadas de “lojas piloto”, esses espaços, segundo a reportagem, ficam escondidos “nas profundezas” da sede da varejista. Lá, as equipes recebem todos os lançamentos da marca, que só chegam às lojas reais duas semanas após os testes. As novidades são o foco, uma vez que o estoque está sempre em movimento. Ajustes são feitos posteriormente de acordo com o clima local de cada loja, como a oferta de roupas de frio no inverno e de calor no verão.
De acordo com a Business Insider, a maior mudança que as lojas viram nos últimos anos é a adição de telas, em um movimento de evolução para se “adaptar aos novos tempos e atrair clientes mais jovens”.