A IBM anunciou hoje (2/10) o lançamento de uma plataforma educacional para abordar a transformação digital. Chamado de DigitalEdu, o site vai reunir séries de vídeos em que especialistas da empresa mostram como funcionam tecnologias como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e blockchain.
Os vídeos serão publicados aos poucos. O primeiro tema abordado será inteligência artificial, com aulas quinzenais mostrando como ela funciona. Os conteúdos serão divididos em níveis de dificuldade, do básico ao avançado.
Depois da IA, a internet das coisas e o blockchain serão abordados, assim como ciência de dados, computação em nuvem e a metodologia ágil de desenvolvimento. A ideia, diz a empresa, é que tanto estudantes quanto professores e profissionais interessados na transformação digital dos negócios possam aprender com a plataforma.
Além da divulgação regular de videoaulas, eventualmente especialistas do mercado serão convidados a falar no canal, sobre assuntos como educação ou profissões específicas. “”O DigitalEdu foi criado para ajudar a desenvolver a próxima geração de profissionais por meio do aprendizado e adoção dessas tecnologias”, diz Alcely Barroso, Executiva de Educação e Universidades da IBM Brasil.
Uma das empresas de tecnologia mais antigas do mundo, a IBM hoje tem diversas iniciativas para incentivar a disrupção da tecnologia e dos negócios. A plataforma de computação cognitiva Watson é a mais conhecida. A empresa também tem estrutura fixa no InovaBra Habitat, espaço de coinovação do Bradesco, onde tem contato constante com as startups que ficam no edifício.