Neymar é excluído da lista dos dez melhores do mundo

Neymar é excluído da lista dos dez melhores do mundo

A perseguição a Neymar continua, agora com o anuncio na última terça-feira dos dez candidatos ao prêmio The Best, de melhor jogador da última temporada. A lista exclui Neymar. Parte da imprensa brasileira europeizada já arruma argumentos para justificar suposto “acerto” da FIFA, como que o craque ficou lesionado por três meses e saiu com a imagem desgastada após a Copa do Mundo. No entanto, os craques que sequer conseguiram fazer suas seleções passarem com crédito pela segunda fase da Copa, a dupla Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lionel Messi (Argentina) seguem bem cotados para arrebatarem o prêmio de melhor do mundo.

Pode ser óbvio que por todas estas pressões que sofreu Neymar nos últimos meses, o craque brasileiro não conquistaria mais uma vez o prêmio de melhor do Mundo, no entanto, é uma enorme provocação contra o craque e o futebol brasileiro, Neymar não figurar entre os dez melhores do mundo.

Sua temporada até a contusão no futebol francês era excelente, chegou aos 26 gols em 24 partidas, média de 1,08 gols por partida, média superior à de Messi e Cristiano Ronaldo. Até mesmo Sallah (Egito) que mostrou toda sua categoria na Europa, se contundiu após entrada criminosa de Sérgio Ramos na final da Champions League, ficou mais de dois meses parado e saiu da Copa na primeira fase, com apenas uma partida.

Além do português e do argentino, que vêm dominando a eleição desde 2008, estão na lista Kevin de Bruyne, Antoine Griezmann, Eden Hazard, Harry Kane, Kylian Mbappé, Luka Modric e Raphäel Varane.

Quando Neymar saiu do Barcelona e foi para o PSG em busca de seu protagonismo, espaço para jogar e novos desafios, confirmou sua qualidade de craque de primeira grandeza. Os números confirmam isto. Com menos da metade dos jogos, o brasileiro atingiu o mesmo número de gols que teve em toda a sua última temporada na Catalunha. marcou 26 gols pelo Paris em 24 jogos. Em 2016/17, ele fez 20 gols em 45 partidas no Barçelona.

Em assistências, o atacante tem também 14 assistências no PSG. Somente seis partidas de um total de 22 jogos que atuou não tiveram gols com participação de Neymar. Ele marcou ou deu passe decisivo em 32 gols na temporada. Considerando que cada jogo tem 90 minutos, Neymar participa de um gol a cada 61 minutos em campo na equipe parisiense. Baseado nesse dado, é possível dizer que o brasileiro viveu sua melhor fase no período de 2017/18 no futebol europeu.

Na Copa Neymar superou todos os seus concorrentes, apesar de jogar apenas cinco jogos, deu 4 assistências, contra duas de Cristiano Ronaldo, foi disparado o jogador mais caçado da Copa, batendo o recorde de pancadas numa só partida da Copa, tendo sofrido só contra a Suíça, já no primeiro jogo, dez faltas, perseguição que durou toda a Copa, diga-se de passagem com a total colaboração dos árbitros que não puniam os agressores com cartões nas faltas mais maldosas. Com isso, Neymar ajudou o melhor futebol do mundo a voltar a figurar como o escrete mais goleador de todo o mundo com 228 gols, superando a Alemanha com 226.

Fonte: causaoperaria.org.br