Já imaginou viajar em um avião com asas dobráveis? A ideia em breve se tornará realidade e está sendo desenvolvida pela Boeing. O mais novo membro da família Triple Seven do fabricante americano, o 777X, promete reduzir o espaço ocupado pelo jato nos aeroportos e proporcionar economia de combustível. Em setembro, a companhia divulgou a primeira imagem das pontas das asas dobráveis.
Na década de 1990, a Boeing havia sugerido asas dobráveis em outro modelos de aviões, porém, o desinteresse do mercado fez a ideia permanecer no papel.
As asas dobráveis do 777X serão fabricadas com material composto de fibra de carbono. Um motor elétrico na articulação servirá para estender e dobrar.
Após uma série de testes e com a permissão da FAA (Federal Aviation Administration), órgão que controla a aviação civil nos EUA, a Boeing espera evitar problemas existentes em aviões como o Airbus A380 — cuja envergadura impede sua operação em alguns aeroportos. O 777X terá duas variantes, o 777-8 e 777-9, que devem entrar em serviço a partir de 2020.