Pedestres, motoristas de carros, ciclistas e quem pega transporte público já conseguem traçar no Google Maps as melhores rotas de acordo com o meio de locomoção escolhido. Já os motociclistas, até agora fora dessa lista, podem começar a alimentar as esperanças: o Google começou a oferecer o recurso que sugere os melhores caminhos para motos em mais países nesta semana.
Se até agora, apenas a Índia contava com o serviço, nesta semana países e regiões do Sudeste asiático começaram a recebê-lo: Hong Kong, Indonésia, Malásia, Miamar, Filipinas, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã.
Como é voltada para motos, a navegação usa pontos de referência em vez de nomes de ruas e avenidas. Sai o “vire na rua tal”. Entra o “vire depois do hospital”.
Além disso, o caminho traçado é mostrado de tal forma no smartphone que os motociclistas podem olhá-lo e memorizar os trechos antes de começar a viagem.
Outra diferença é que o itinerário é traçado conforme as características de uma moto. O tempo até o destino é estimado conforme a velocidade média de uma moto, normalmente maior que a de carros. O caminho também pode ser mais curto, já que motociclista podem pegar atalhos por ruas estreitas.
Por ora, esse recurso funciona no app apenas para Android. Não há previsão de quando chega ao iOS. O Google também não informa quando ou se pretende levar a ferramenta para outras localidades, como o Brasil. Mas a escolha pelos países asiáticos sinaliza que a expansão está acontecendo rumo a regiões com muitos motociclistas – a Índia é aquele com maior número de condutores de motos e os outros registram o maior crescimento de pilotos.
Fonte: UOL