A montadora Ford anunciou recentemente seu serviço de compartilhamento de bicicletas, algo até então bem estranho para uma montadora de automóveis, onde seu foco seria naturalmente carros, não acham?
Talvez sim a uma década atrás, mas hoje é necessário que as grandes, médias ou pequenas empresas se reinventem, cada vez mais estamos imersos em um mundo onde a tecnologia dá saltos exponenciais. O projeto da Ford indica que a empresa já percebeu para onde estamos sendo guiados, e que a bola da vez poderá não ser óbvio -“carros”, mas sim, nossa mobilidade.
Serviços com bicicletas inteligentes tem objetivos claros: fornecer informações importantes sobre seus usuários, como seu tempo de uso, sua geografia, seus horários e fluxos entre outras necessidades ainda invisíveis aos nossos olhos, oriundas de um mundo em mudanças aceleradas e irreversíveis.
Inovação não é marketing, é real! não é mais novidade que a tecnologia promoverá fortes impactos na sociedade nos próximos 5 anos do que nos últimos 20, 30, 40 anos passados, gigantes como a Ford estão com os olhos bem abertos e sabem que para sobreviver precisarão correr bastante, se antecipar no mercado e entender cada vez mais que o foco não é mais o lucro, são pessoas e como estas pessoas utilizarão seu transporte no futuro.
Projetos como estes servem como preciosas ferramentas de aprendizado para as empresas e conseqüentemente geradores de grandes oportunidades futuras.