Uber agora faz pré-cobrança de corrida para checar cartões no Brasil

uber

O Uber deixou muita gente com o pé atrás no Brasil nos últimos dias ao começar a realizar uma pré-cobrança no cartão de crédito assim que o usuário pede a corrida em seu aplicativo.

Essa pré-cobrança é realizada assim que a corrida é pedida no app, antes mesmo do carro chegar. Em testes do IDG Now!, o SMS da operadora de cartão informando sobre o valor cobrado aparecia na tela do celular antes mesmo de os dados do motorista do Uber pularem no app.

O valor desta pré-cobrança é exatamente igual ao previsto para aquela corrida pelo recurso “preço pré definido” do Uber. Caso a corrida seja cancelada, esse valor pré-cobrado é estornado logo depois do cancelamento, conforme comprovado em testes do IDG Now!.

Segundo a assessoria de imprensa do Uber no país, essas verificações acontecem de forma aleatória e são feitas para checar a validade dos cartões cadastrados pelos usuários no aplicativo.

“Apenas os valores que são efetivamente devidos aos motoristas-parceiros pelas viagens realizadas são descontados do cartão de crédito dos usuários. Às vezes, são feitas verificações no cartão de crédito cadastrado para checar sua validade, sendo que o valor dessa checagem é sempre estornado nos minutos seguintes. Com o preço pré definido, o valor da viagem pode ser pré-autorizado no cartão (assim como hotéis fazem), sendo que o valor final é apenas cobrado ao fim da viagem”, afirmou o Uber em nota oficial sobre o assunto.

Questionada sobre o motivo desta nova abordagem, a assessoria do Uber afirmou que é mais uma medida da empresa para tornar o seu aplicativo cada vez mais seguro e destacou que, caso o usuário não tenha limite no cartão para a corrida, o aplicativo nem realiza a solicitação para o motorista.

Fonte: IDGNow!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *