Placa de US$29 da Pine64 quer concorrer com Raspberry Pi Compute Module 3

SOPINE_host_board_sideimg

O novo Compute Module 3, da Raspberry Pi, acaba de ganhar um rival com a chegada de um novo produto da fabricante da placa Pine64. O novo módulo de computação SOPINE A64 64-bit é uma versão menor do popular computador Pine64, que custa 15 dólares – o produto foi anunciado na mesma semana do Raspberry Pi Compute Module 3, que é uma versão menor da placa de mesmo nome.

Por 29 dólares, a SOPINE A64 está na mesma faixa de preço do Raspberry Pi Compute Module 3, que custa entre 25 e 30 dólares. O novo módulo SOPINE começará a ser vendido em fevereiro, segundo o site da fabricante.

No entanto, o SOPINE A64 não pode operar como um computador sozinho como a Pine64. Ele precisa ser conectado a um slot de memória dentro de um computador.

Mas caso você queira um computador completo, a Pine64 também vende a SOPINE Baseboard Model-A (15 dólares), que “complementa o SOPINE A64 Compute Module e o transforma em um computador completo de uma placa única”, de acordo com a empresa. No entanto, esse “pacote” custará 44 dólares para o usuário, mais do que a Pine64 original, que sai por 15 dólares.

A Pine64 original foi produzida por meio de uma campanha de crowdfunding e tornou-se popular por seus componentes de ponta como um chip de 64-bit e memória DDR3. O SOPINE é o segundo produto da Pine64, que é também o nome da companhia.

O módulo SOPINE poderia ser interessante para empresas que querem colocar computadores dentro de aparelhos eletrônicos ou equipamentos industriais.

Por exemplo, o módulo poderia ser usado em telas de publicidade, quiosques de pagamento e aparelhos industriais. O SOPINE se conecta a um slot SO-DIMM, que é encontrado em muitas placas de circuito desses aparelhos.

Mas como o SOPINE A64 se compara com o seu rival Raspberry Pi Compute Module 3? A partir de um ponto de vista baseado apenas em especificações, o aparelho da Pine64 tem algumas vantagens.

O SOPINE conta com uma CPU quad-core de 64-bit baseada em ARM, bem parecida com o Raspberry Pi Compute Module 3. O módulo traz também 2GB de RAM, que é o dobro do que Compute Module 3 possui. Além disso, o SOPINE conta com memória DDR3, mais rápida e superior à memória DDR2 da nova placa da Raspberry Pi.

Por fim, o SOPINE A64 também traz um slot de armazenamento micro-SD. Caso queira entradas HDMI e USB, precisará de uma baseboard que custa 15 dólares.

A compatibilidade de software para o SOPINE ainda não é conhecida. Mas a Pine64 funcionava com Android, Windows 10 IoT Core, e versões incorporadas do Linux.

Fonte: IDGNow!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *