NASA define três potenciais áreas para pousar próximo rover em Marte

mars_lake_afp

Além de entregar a tempo o seu próximo rover para explorar Marte, a Nasa tem uma importante missão a cumprir: decidir onde pousará o veículo no planeta vizinho.

Essa decisão é importante tendo em vista que o Mars rover 2020, como tem sido chamado, terá que coletar amostras de pedras e solos para analisar a capacidade do planeta já ter abrigado vida microbiana no passado. Uma vez que a água é um ingrediente vital para a vida como conhecemos, é importante que ele pouse em região que tenha abrigado o elemento em alguma forma.

Tendo isso em mente, a agência reduziu para três o número de possíveis localidades para pousar o rover. São elas Columbia Hills dentro da cratera Gusev, onde o rover Spirit atualmente se encontra inativo; a cratera Jezero, região tida como a casa de um antigo lago similar à cratera Gale, casa do rover Curiosity da NASA e a NE Syrtis, área uma vez aquecida por um vulcão antigo. Os finalistas foram escolhidos na semana passada. 

Em comum, todas as regiões costumavam ser úmidas. Dados coletados do Spirit revelaram que fontes termais fluíram através de Columbia Hills, e que uma inundação pode ter formado um pequeno lago na cratera Gusev. A NASA também pensa que a atividade vulcânica na NE Syrtis causou gelo na superfície, que eventualmente teria derretido, bem como fez as fontes termais a borbulharem e percorrem toda a crosta da região.

 

O novo rover também terá como missão avaliar o quão perigoso pode ser para que os seres humanos explorem, no futuro, o planeta vermelho.

Vale lembrar que mesmo que o veículo tenha sucesso na coleta das amostras, ainda não há planos concretos para uma missão que as trará de volta à Terra.

Por enquanto, o plano para o rover 2020 é coletar preciosas amostras e depois deixá-las na superfície de Marte para uma recuperação futura. Ainda não há planos anunciados da Nasa de quando e como isso acontecerá.

 

Fonte: IDGNow!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *