Google lança aplicativo que transforma foto em papel virar digital

google_photo_scan

O Google lançou nesta terça-feira (15/11) o PhotoScan, aplicativo que digitaliza fotos de papel e as transforma em imagens digitais sem defeitos e as integra ao Google Photos.

O serviço de armazenamento e gerenciamento de imagens da empresa, por sua vez, ganha novas funções, como recursos de edição e vídeos que mostram mudanças promovidas pela passagem do tempo em pessoas e lugares.

PhotoScan

A tecnologia por trás do PhotoScan dribla um incômodo enfrentado por quem tenta levar fotos físicas para o mundo digital simplesmente tirando fotografias delas. Ela elimina imperfeições e reflexos de luz, mesmo que a foto digitalizada esteja em uma moldura de vidro.

No PhotoScan, o usuário só tem de enquadrar a foto e mover a câmera para focar pontos indicados na tela. Apesar de não parecer nada além de fotografar um objeto, o que o aplicativo faz, na verdade, é mais complexo.

Ele captura diferentes ângulos da imagem. Depois disso, um processo de aprendizagem de máquina (“machine learning”) seleciona as melhores partes dos vários quadros da foto e os recombina para compor uma foto digital sem imperfeições.

Google Photos

Liberado para Android, do Google, e iOS, da Apple, o PhotoScan surgiu como apêndice do Google Photos, mas também funciona sem esse serviço.

Lançado há um ano e meio, o Photos de se tornou a central de controle das fotos em sistemas Android, visto ser um aplicativo nativo do sistema operacional móvel do Google.

Também disponível para iOS, o app salva as imagens na nuvem e permite o acesso a elas a qualquer aparelho conectado. A ferramenta ainda possui um assistente que produz automaticamente montagens, vídeos e colagens de imagens tiradas em um mesmo evento, viagem ou local.

“Antes você só tirava fotos em ocasiões especiais. Hoje em dia, tudo é uma ocasião especial”, diz Valdir Lemos, diretor de marketing do Google.

Aproveitando a chegada do PhotoScan, o Google implantou três novas funções no Photos. A primeira delas é a inclusão de novos filtros para edição de imagem. Dois deles são exclusivos: azul intenso, que realça a tonalidade do céu nas imagens; e tom de pele, que tornam mais vivas as cores de partes do corpo à mostra.

Passagem do tempo

A segunda novidade é que o assistente irá usar as fotos digitalizadas pelo PhotoScan para editar vídeos que mostrem como o tempo afetou lugares e pessoas. Se, ao escanear uma imagem que exiba uma pessoa, o usuário indicar quem é essa pessoa quando a foto for parar o Photos, o app vai trabalhar para reconhecer esse indivíduo sempre que houver novas fotos dele. Depois de reunir boa quantidade de material, o Photo poderá, por exemplo, criar um mostrando como essa pessoa cresceu.

A terceira atualização é que o Google Photos enviará notificações todas as vezes que criar um novo conteúdo e vai sugerir novas formas de compartilhá-los, como por SMS ou e-mail.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *