Entenda os perigos que o Dropshipping oferece

dropshipping1

O que é Dropshipping?

O dropshipping começou a ganhar destaque nos Estados Unidos, mas atualmente, principalmente com o avanço da tecnologia, é praticado no mundo inteiro. E a ideia central dessa forma de negociar é vender um produto de um fornecedor em qualquer lugar do planeta diretamente para o cliente final.

Ou seja, como drop shipper, você é o intermediário entre fornecedor e cliente final. Você compra a um preço muito mais baixo, vende ao cliente final, e o fornecedor envia diretamente ao cliente, sem precisar da sua participação com estoque ou logística.

Essa é uma fantástica oportunidade para quem não tem muito dinheiro disponível para investir, uma vez que você precisa apenas anúnciar os produtos do seu fornecedor. Não há custos para comprar nem transportar a mercadoria, porque isso tudo já faz parte do preço final do produto, que você vai ofertar para o cliente.

 

Quais as vantagens

Como você já deve ter percebido, o dropshipping é uma alternativa boa principalmente para aquelas pessoas que querem um dinheiro a mais, e não têm como investir uma grande quantia em negócios convencionais. Além disso você pode começar de forma muito rápida, até mesmo ao acabar de ler esse artigo, procurando fornecedores e oferecendo seus produtos à pessoas que você conhece.

Outra grande vantagem é o risco muito pequeno, uma vez que se você não vender não terá que se desfazer de estoques, pagar fornecedores, etc. Você não assume compromissos antes de vender. Então, se você não vender, “apenas” não vai receber. Os benefícios, listados, são:

 

  •  Investimento inicial muito baixo ou nulo
  •  Não há estoques nem logística de distribiução
  •  Risco extremamente baixo

Desvantagens

É claro que o dropshipping também tem as suas desvantagens. A principal delas é a falta de controle sobre os produtos que você vende. Tanto em relação à qualidade quanto disponibilidade. É difícil saber quando um produto que você está vendendo não está mais disponível. Pior ainda se você vender antes de saber que não está mais disponível.

Outra desvantagem importante são as trocas e devoluções, bem como a garantia. Se o cliente não estiver satisfeito ou a peça estiver com defeito, o processo de troca é muito demorado e difícil de fazer. Então indico que deixa todas as condições bem claras na descrição do produto no momento da venda. Então as desvantagens, listadas, são:

 

  • Difícil controle em relação à qualidade
  • Difícil controlar a disponibilidade
  • Dificuldade para trocas e oferecimento de garantias

 

Se você se interessou pela possibilidade de usar o dropshipping para ganhar dinheiro, você pode começar hoje, como falei anteriormente. O que você precisa é encontrar algum(s) fornecedor(es) de confiança. Por experiência própria, quanto menor for o número de fornecedores, mais fácil será controlar. Depois disso você poderá vender os produtos do seu “sócio”.

O conceito de dropshipping vale para intermediar compras até mesmo entre pessoas da sua cidade. Mas aqui estaremos falando de fornecedores internacionais. Portanto, você pode negociar com pessoas de qualquer lugar do planeta, mas o mais comum, e o que eu mais indico, é trabalhar com fornecedores da China.

 

Onde Anunciar os Produtos
Sabendo de quem e o que comprar, é hora de anunciar os produtos e começar a gerar as primeiras vendas. Não é difícil vender. Principalmente produtos e baratos e úteis, como se vê aos montes na China. Repito, há possibilidades de fazer dropshipping a partir de qualquer lugar do mundo, mas é na China que estão as melhores oportunidades para este tipo de negócio.

Vender a amigos

Primeiramente, você pode oferecer à amigos, colegas de trabalho, de faculdade, e assim por diante. Usando seu Facebook pessoal, mandando emails com ofertas atraentes, conversando sobre o assunto e compartilhando experiências de suas compras na China.

Usando as Redes Sociais

Você pode usar, além do seu perfil pessoal, o recurso de criação de páginas no Facebook, por exemplo. Com boas ofertas, as curtidas irão aumentar com o tempo e você terá um público cada vez maior. Mas não esqueça o poder de outras redes sociais.

O Twitter pode te ajudar bastante, com seguidores qualificados. O Google Plus é uma grande ferramenta de venda que é ignorada por muitos. Essa rede social também permite a criação de páginas que você pode utilizar para anunciar o que deseja vender.

Criar Seu Próprio Site ou Loja Virtual

Ter um site próprio é uma ótima opção, principalmente se seu objetivo for vender em grande escala. O grande controle sobre as operações de venda é também uma qualidade considerável. Outra boa ideia é integrar o poder das redes sociais ao seu próprio site, aumentando a sua audiência e, consequentemente, as suas chances de vender.

Entretanto, há algumas considerações a se fazer. Você precisará aprender a criar um site ou contratar uma ferramenta de criação de sites ou um programador que o faça por você. Isso pode demorar um pouco e pode estar fora do seu orçamento. Por isso, considere a viabilidade do site próprio.

Usar Classificados Online

Uma opção financeiramente vantajosa é a utilização de grandes sites de compra e venda para vender os produtos do seu fornecedor. Mais uma vez deixando claro que é fundamental deixar as condições de prazos e eventuais impostos extremamente claras na página de vendas do seu produto.

O Mercado Livre, por exemplo, não aceita a prática de dropshipping. Os produtos tem que ter disponibilidade de estoque. Alguns até se arriscam e poder realizar algumas vendas, mas a sua conta será excluída antes do que você imagina, e aí você terá de começar tudo outra vez, do zero. Aqui estão alguns sites interessantes para anunciar:

Toda Oferta
BomNegócio.com
OLX

Recapitulando
O dropshipping é uma excelente oportunidade para você gerar uma renda extra ou até ganhar bastante dinheiro. Mas como todo modelo de negócio, apresenta suas dificuldades. Nesse artigo tentei abordar os prós e os contras, os benefícios, as formas de fazer e formas de vender. Uma lista de passo-a-passo para fazer o dropshipping seria:

Escolha um ou alguns fornecedores de confiança. Quanto menos, mais fácil gerenciar. Você pode achar vários no AliExpress. Veja como comprar no AliExpress
Escolha alguns produtos, defina sua margem de lucro e crie página para vender onde você preferir. Redes sociais, site ou loja própria, classificados online…Você escolhe.
Deixe bem claro para o cliente que o prazo para encomendas da China pode ser demorado e que eventuais impostos são de responsabilidade dele. Isso é muito importante.

De modo geral, esses são os 3 passos extremamente simples para que se faça dropshipping corretamente. Se você começar, vai descobrir um problema aqui e outro ali e com o tempo vai adquirindo mais experiência e tornando seu pequeno negócio cada vez mais lucrativo.

Fonte: metododeimportacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *