É possível saber quem encaminha uma mensagem no WhatsApp?

whatsapp-criptografia

Temos um grupo de amigos, onde uma pessoa foi excluída, porém ela fica sabendo tudo o que passa no grupo, com certeza alguém do grupo está repassando essas informações para ela, teria de alguma forma saber quem está repassando estas mensagens?

Diretamente, não é possível. De modo geral, quando a informação chega até uma pessoa, essa informação é “dela” e ela pode espalhar para outras pessoas. Mesmo supondo que o WhatsApp tivesse um controle mostrando quem encaminhou uma mensagem pelo próprio app, nada impede a pessoa de simplesmente escrever uma nova mensagem, copiar e colar via e-mail ou enviar a tela toda do celular.

Porém, o WhatsApp permite que você saiba quais foram os participantes do grupo que leram uma mensagem sua. Mantenha pressionado o dedo sobre a mensagem até que apareçam as opções na barra superior e clique no “i” com um círculo em volta (marcado na foto). Você verá quem já leu as mensagens.

whatsapp

No entanto, embora isso seja um indicativo, não é garantido. Existem vários meios de burlar ou impedir o envio da confirmação de leitura. É uma informação a considerar, mas o WhatsApp não tem controles rígidos para o acesso a mensagens (você pode ler uma mensagem quando a recebe nas notificações, por exemplo, o que não conta como leitura).

É claro que, se você obtiver algum indício do vazamento das mensagens (por exemplo, uma captura da tela que foi repassada a terceiros), é possível extrair informações disso para tentar identificar o celular de origem. Por exemplo, a resolução da captura de tela pode ser um indício do modelo do aparelho e, se você sabe quais são os modelos que os membros do grupo usam, o número de “culpados” diminui. Mas isso é uma informação externa ao WhatsApp.

Em geral, se você não pode confiar nas pessoas que acessam um sistema (o “sistema”, nesse caso, é o grupo do WhatsApp), é praticamente impossível impedir vazamentos e é preciso um controle de acesso extremamente rígido para conseguir identificar quem está repassando uma informação. Como esses controles simplesmente não existem no WhatsApp, não há muito o que fazer.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *