Donald Trump domina as redes sociais e consegue exilar a imprensa

Donald Trump domina as redes sociais

A guerra de Donald Trump contra a mídia tem contornos estratégicos sofisticados, muito mais do que as truculentas falas do presidente fazem parecer. Nova prova disso foi a indicação de um juiz para a Suprema Corte. Chamou a atenção o caráter de reality show do evento, com dois finalistas levados à Casa Branca para manter o suspense.

Só que o engenho foi bem maior. Trump divulgou o nome do escolhido em um Facebook Live, uma transmissão ao vivo dentro da rede social. Não é que ele programou maneiras de divulgar a decisão —o Facebook Live era o evento oficial em si.

O anúncio tirou do centro do noticiário as novas regras de imigração e foi marcado para invadir o horário nobre da TV. Na rede social, o vídeo aparecia acompanhado de uma sequência de reações que faria a seção de cartas do “Pravda”, o jornal do Partido Comunista soviético, parecer a de um veículo de oposição.

Só saltavam elogios fortes. “Continue trabalhando duro, mas por favor cuide de sua saúde”; “vamos tirar do governo e da mídia os simpatizantes do Estado Islâmico”; “nós amamos você, senhor presidente; está fazendo um ótimo trabalho, a despeito do que a esquerda maligna tenta fazer para detê-lo”.

A Casa Branca tem cometido trapalhadas tecnológicas, como tuitar uma senha e manter a conta do presidente no Twitter em um email comercial. Mas não se engane: Trump é um mestre das redes sociais.

Apesar de se beneficiar das plataformas tecnológicas desde a campanha, o presidente não conseguiu virar um queridinho do Vale do Silício. Mark Zuckerberg, do Facebook, acaba de quebrar o silêncio sobre o governo para questionar as regras de imigração. Eric Schmidt, do Google, afirmou que o republicano faz “maldades”.

Os jornalistas, por sua vez, discutem como cobrir quem lhes é tão agressivo. Enquanto isso, Trump infla sua bolha para transformar a imprensa em exilada na democracia.

Fonte: Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *