Como se tornar uma influenciadora digital

jade seba

Antes de começar nossa conversa, o que é na realidade uma influenciadora digital?

Influenciadora Digital é uma profissional  procurada por diversas empresas e/ou marcas que buscam  divulgar no meio das redes sociais seus produtos ou serviços. Geralmente estas empresas utilizam os influenciadores digitais para falar de forma sutil – discreta dos seus produtos ou serviços em seus posts ou vídeos, ou seja, que não pareça uma propaganda explícita ou direta, entretanto estas empresas obtém grande retorno financeiro com estes profissionais.

Um bom exemplo é a Jade Seba, como na maioria das vezes estes profissionais começaram tirando fotos despretensiosas para mostrar aos amigos a roupa do dia no espelho do elevador, até ser blogueira convidada para a semana de moda em Nova York é um caminho que poucos conseguem percorrer. Milhares de meninas – e alguns meninos – tentam conquistar fama, credibilidade e seguidores nas redes sociais e quando conseguem podem ganhar muito dinheiro.

Jade Seba, aos 24 anos, já fez seu primeiro milhão. E aos 28 anos, Camila Coelho tem 5,5 milhões de seguidores (foto abaixo). A empresária Alice Ferraz, que trabalha há mais de 20 anos no mundo da moda, criou uma empresa que trabalha com blogueiras de todo o Brasil.

camila-Coelho

Como se tornar uma  influenciadora digital?

1º) Para a maioria destes profissionais existe algo em comum. Todas tem canais no YouTube que bombam e redes sociais com muuuitos seguidores. A vida deles, ou melhor, a parte que eles querem mostrar está toda na rede. Se você já sonhou em com em bombar no mundo digital, o primeiro passo é caprichar nas publicações nas redes e seguir as dicas abaixo. Aliás, as dicas são do pessoal que cuida do app DeeMe (um misto de Instagram, Snapchat e WhatsApp).

 

 

2º) Seja você um superfã de algo e/ou alguém, é necessário que você esteja sempre conectado com seu público. Quando se está trabalhando com um público específico, as pessoas interessadas por esse determinado assunto/pessoa estão sempre de antenas ligadas para qualquer novidade que possa ser revelada, então é imprescindível que você esteja à frente dos assuntos tratados.
Ferramentas como o Google Alerts ou outros apps de menções são úteis para que você fique sempre por dentro quando o seu objeto de discussão for mencionado em sites, blogs, fóruns ou no mundo digital em geral.

 

3º) Todos sabem  trabalhar o assunto sob o qual eles se debruçam.
O que conta aqui é ter uma abordagem criativa e cativar seu público utilizando ferramentas e estilo de comunicação que diferencie seu material de todo o resto, mesmo que você esteja falando das mesmas coisas que o resto do mundo. Seja interessante e dê uma nova cara ao assunto.

 

4º) Não adianta nada você postar apenas duas vezes a cada mês, consistência e constância são duas palavras-chave para fidelizar o público. Os maiores influenciadores da internet sempre têm novos materiais sendo publicados todas as semanas. É importante também falar de assuntos que estão em alta na internet, e isso é outro truque: se todo mundo está falando sobre isso, ao se deparar com seu conteúdo personalizado sobre o assunto, as pessoas vão compartilhá-lo.
Criar uma grande quantidade de conteúdo sem ter muito a dizer não funciona. Certifique-se que seu conteúdo apresente um novo ângulo do assunto!

 

5º) A maneira de se comunicar com uma criança não é a mesma com um adolescente, que também não é a mesma com um adulto. Conhecer o seu público pode ser meio caminho andado para o sucesso. Isso irá garantir que você consiga se comunicar de um jeito eficaz com quem quer atingir e também permite que você escolha melhor os assuntos que vai trabalhar, todos com foco no que os seus leitores querem conferir.
Ficar de olho nos termos pesquisados pelos seus leitores para saber quais são os tópicos de interesse deles (além do que normalmente está em alta na internet) ajuda a pensar em novos temas para trabalhar.

Mas atenção, é sempre bom lembrar que um influenciador digital tem que ter credibilidade junto ao seu público para assim conquistar seguidores e ganhar dinheiro.

Boa sorte!

 

Por Alexandre Porfírio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *