Como criar aplicativos para Samsung Smart TV

banner2_img

As Smart TVs cada vez mais tem conquistando os consumidores. Com suas  lojas de aplicativos, os fabricantes tem  fornecido suporte aos interessados em desenvolvimento de aplicativos com ambientes para  desenvolvimento.

Caso você esteja interessado em desenvolver apps para este seguimento, leia este artigo e comece a desenvolver seu próprios aplicativos.

Abaixo, segue um  guia introdutório da Samsung para desenvolvedores:

1. Instalar o Samsung Smart TV SDK

Antes de iniciar o desenvolvimento de um aplicativo você precisa instalar o Samsung Smart TV SDK. Você pode encontrar informações sobre a instalação aqui.

2. Criar um Projeto de aplicativo para TV na IDE para o Samsung smart TV SDK.

O Samsung smart TV SDK dá suporte a uma IDE baseada no Eclipse. Se você já possui uma experiência com eclipse você não terá dificuldades. A Samsung Smart TV SDK suporta alguns tipos de projeto, projeto básico, Projeto Javascript, Projeto CAPH que suporta CAPH Framework, Projeto Apps Framework 2.0 e Projeto PNaCl. Mais informarções sobre alguns tipos de projetos em:

3. Você precisa checar sua aplicação em um emulador ou em uma Samsung Smart TV através de sincronização.

Samsung smart TV SDK suporta um emulador que testa e checa uma aplicação em uma maquina virtual. Mas o emulador não suporta todas as funções de uma Samsung smart TV. Então você deve testar e checar sua aplicação em uma Samsung smart TV para tornar seu aplicativo melhor. Um guia para testar sua aplicação em um TV pode ser encontrado aqui.

4. Você precisa definir um ponto de inicio e um fim de fim no aplicativo Samsung Smart TV.

Aplicativos Samsung Smart TV possuem um ponto de inicio e fim. Se você não fizer a aplicação com esses pontos de partida e finalização do aplicativo, você poderá ter problemas finalizando sua aplicação de maneira inadequada e ela poderá não inicializar novamente. Antes de usar o comando de inicializar e finalizar o aplicativo, é preciso importar o objeto widget no Samsung Smart TV SDK:

script src=“$MANAGER_WIDGET/Common/API/Widget.js”>/script>
var widgetAPI = new Common.API.Widget();

Os comandos a serem utilizados para inicializar e finalizar uma aplicação através do objeto widget são:

widgetAPI.sendReadyEvent(); // Inicializar uma aplicação
widgetAPI.sendReturnEvent(); // Finalizar uma aplicação (Chave de retorno) widgetAPI.sendExitEvent(); // Finalizar uma aplicação (Chave de saida)

5. Entender como controlar um controle remoto Samsung Smart TV

Uma das coisas mais importantes no desenvolvimento de aplicações Samsung Smart TV é controlar ações vindas através do controle remoto. Os eventos de teclas são similares aos encontrados no HTML. Se você já é familiarizado, você poderá criar facilmente seus próprios eventos de teclas para sua aplicação. Você pode encontrar um guia sobre como controlar um controle remoto Samsung aqui.

6. Você precisa saber como criar conteúdo de mídia no Samsung Smart TV.

Além das funções básicas de TV, há também suporte para tocar mídias. Você pode facilmente criar aplicações para tocar alguns conteúdos de mídias. Segue alguns links para ajudar você:

Esse guia pode ser encontrado na integra em: http://www.samsungdforum.com/Guide/?FolderName=ovw001&FileName=index.html

Com essas informações básicas você terá um norte para a criação de aplicações para Samsung Smart TV. No próximo post, irei mostrar como funciona uma aplicação, organização e arquitetura de uma aplicação.

Fonte:  Herson Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *