As técnicas básicas de SEO que todos deveriam conhecer

seo

Abaixo selecionei o “básico do básico” para quem ainda não conhece ou domina as técnicas básicas do SEO (Otimização de sites para buscadores).

Muitos de nós já conhecem as técnicas do SEO e o quanto são importantes para nosso site ou blog, mas ainda assim fica aquela perguntinha que não quer calar: Como fazer certo para buscar ótimos resultados?

A técnica de SEO é claramente importante para um site e pode ser uma grande aliada quando o assunto é trabalhar com Marketing de Afiliados e vender mais.

A otimização de conteúdo para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca é chave para atingir um público maior, aumentando seu potencial em vendas. Pensando assim, trazemos este checklist com 7 dicas de SEO para te ajudar 🙂

1. Palavras-chave

Ao otimizar seu conteúdo para apresentar melhores resultados nas buscas, comece com a escolha de palavras-chave, que é um dos elementos que o Google usa para determinar o ranking dos sites.

Fazer um bom post é trabalhar com as melhores opções e produzir um conteúdo que atenda a procura daquelas pessoas que pesquisaram por esta determinada palavra.

Dica: Para auxiliar nessa definição algumas ferramentas como o Google Trends podem ajudar a descobrir quais as palavras mais procurada pelas pessoas.

2. Títulos

O título é o atributo mais importante para um bom posicionamento no Google e, por isso, é essencial para o seu site. O título é a sua primeira conexão com o leitor, então ele deve incluir a palavra-chave que você escolheu, além de deixar claro qual o conteúdo da página.

Para atrair seu leitor e produzir o melhor título veja essas dicas simples: Use termos que capturem a atenção, deixe claro o tema principal do conteúdo e reforçe a ideia do título no texto.

Dica: O título não pode ultrapassar 70 caracteres, pois esse é o limite que o Google exibe nos resultados de suas buscas.

3. Meta Description

A meta description é o texto que você encontra logo abaixo do título ao realizar uma pesquisa no Google. Ela possui um grande valor para o seu visitante e por isso você deve construir ela pensando no seu leitor.

Mostre um resumo do seu conteúdo de forma simples e atrativa porém direta, dentro do limite de 142 caracteres. Use sua palavra-chave na meta description também, ela é a confirmação de que o seu post aborda o assunto que o seu leitor procura.

4. Conteúdo

Na internet as pessoas lêem seguindo um padrão em F, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Esse é um padrão geral de leitura, portanto, deve ser também o de escrita – o que torna seu conteúdo escaneável para capturar a atenção do visitante nos pontos certos e de forma rápida.

Algumas dicas para não perder leitores do meio do texto são: utilizar títulos e subtítulos, escrever parágrafos curtos e com espaços entre eles, criar listas ou tópicos e usar imagens e efeitos de texto (negrito, itálico).

5. Links internos

O uso de links internos ajuda na construção da confiança e reputação de sua página. Os links comprovam que o assunto abordado é relevante e de qualidade, além de mostrarem ao leitor que você tem outros conteúdos a oferecer, caso ele queira se aprofundar no tema.

6. URL

Uma ótima e simples dica é que: uma URL óbvia é uma ótima URL. A URL perfeita é aquela que possui a palavra-chave em destaque e que dá ao leitor a visão direta do conteúdo da página antes mesmo de ela carregar.

7. Otimização de imagens

É importante utilizar imagens relacionadas ao assunto abordado, aumentando a relevância da imagem-conteúdo. Lembre-se que o trabalho de SEO é tornar seu conteúdo acessível aos usuários através dos mecanismos de busca, o que inclui a busca no Google Imagens.

Assim, seja objetivo e descreva da melhor maneira possível suas imagens. Para otimizar elas, tenha sempre em mente dois atributos, o title (título, aparece ao passar o mouse sobre a imagem) e o ALT (descrição alternativa para a imagem com o foco na usabilidade).

Agora é só dedicar um tempo na otimização do seu site e que venham as vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *