Android Auto agora está disponível para todos os carros

android-auto

O Google anunciou nesta segunda-feira, 7/11, uma notícia para os motoristas: a partir de agora é possível usar a sua interface Android Auto diretamente no smartphone.

Com a mais recente atualização, não é mais necessário possuir um carro compatível com o Android Auto. Basta ter um smartphone com Android 5.0 ou versão mais recente do sistema – que antes já era necessário, mas em conjunto com o automóvel devidamente compatível.

A notícia é interessante uma vez que as pessoas não compram um carro novo todo ano. Além disso, nem todos os modelos são compatíveis com o Android Auto, apesar desse número ter certamente crescido ultimamente.

Muita gente já usa o smartphone como navegador no carro, preso em um suporte, por exemplo, mesmo com a usabilidade não ser das melhores.

E é aí que esse novo update faz toda a diferença. Após dar ao novo aplicativo do Android Auto uma variedade de permissões – já que ele precisa fazer ligações, enviar mensagens, saber sua localização, tocar música, e muito mais – você recebe a opção para o app ser automaticamente aberto quando se conectar ao Bluetooth do carro.

Depois disso, tudo vai parecer muito familiar. A experiência do Android Auto no smartphone não é exatamente igual àquela do painel, mas perto o bastante. O aplicativo presume que você possui uma tela menor, e não quer enchê-la de coisas. E é óbvio que você não pode controlá-lo com botões no volante.

Mas todos os recursos principais estão lá: Mapas, caminhos e trânsito. Fazer ligações, enviar mensagens de voz, ouvir um dos muitos serviços de streaming de música suportados. Você já podia fazer isso tudo com o seu smartphone antes, mas o Android Auto colocou tudo em uma interface coesa e amigável ao motorista que se prende a um pequeno número de alvos touch grandes. Justamente para facilitar a vida do motorista.

Vale lembrar que usar celular ao volante passou a ser infração gravíssima em 5 de novembro no Brasil, com uma multa de 293 reais e a perda de 7 pontos na carteira caso o motorista seja flagrado. Por isso, o recomendado é configurar o que você quiser em termos de caminhos/rotas e playlists antes de ligar o automóvel.

Fonte: IDGNow!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *