3 Valiosas dicas para quem quer escrever seu primeiro e-Book

criar um ebook

Antes de começar a revelar nossas 3 valiosas dicas para quem quer escrever seu primeiro e-Book (Livro Digital), é sempre bom ter em mente que você pode falhar em alguma determinada etapa do processo de elaboração do seu e-Book, entenda que isto é perfeitamente normal e faz parte da sua trajetória para o sucesso, não apenas como futuro escritor, mas também para qualquer outra área da sua vida.

Outro detalhe aparentemente sem muita importância, mas que faz diferença é a dificuldade que muitos de nós temos em lidar com essas duas palavras: ‘Perfeição’ e ‘Produção’.

A grande maioria das pessoas quando decidem produzir algo, seja um e-Book ou qualquer outro projeto, costumam gastar muita energia sabotando o progresso das principais atividades relacionadas, na busca excessiva pela qualidade extrema e deixam de lado o que realmente deve ser feito naquele momento. Entenda, não estou tentando promover a produção de algo com pouca ou baixa qualidade, mas tenha muito cuidado com o grau de exigência nos seus primeiros projetos.

Logo abaixo, escolhi 3 valiosas dicas para aqueles que desejam iniciar no universo da produção de e-Books;

1. Errar faz parte do aprendizado

Talvez você conheça pessoas que nunca admitiram terem cometido erros, isto definitivamente não é bom. Reconhecer seus próprios erros é fator decisivo para o aprendizado e crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Afinal, por que será que é tão difícil reconhecer nossos erros? Errar faz parte da nossa natureza humana, não somos perfeitos; o mais importante é sempre ter humilde diante das nossas falhas.

Toda nova atividade é mais propensa a erros. Não fique preso aos erros ou críticas, reconhecer nossos erros não nos diminui, mas nos engrandece. Seja tolerante consigo mesmo, reconheça suas falhas e foque na solução delas.

2. Compromisso é fundamental

Se você tem um desejo enorme em escrever um e-Book, mas não tem compromisso com ele, lamento você não vai sair do lugar!

A maioria das pessoas começam escrevendo por uma ou duas semanas seus e-Books, mas logo inventam uma desculpa qualquer; ‘estou sem tempo’ ou ‘esse e-Book não vai vender mesmo’ deixando de lado seus projetos. Pessoas assim que desistem facilmente dos seu objetivos dificilmente alcançam algo na vida.

Pensando nesta dificuldade, descobri três estratégias utilizadas por escritores famosos que vão ajudar você na hora de escrever seu e-Book:

1) Encontre uma pessoa que concorde em ser seu “Accountability Partner“, ou seja, uma pessoa que vai ficar encarregada de cobrar de você o progresso do seu e-Book.

2) Crie uma tabela e coloque em um local visível, faça um diário relatando todas as atividades relacionadas ao seu e-Book, inclusive atividades futuras. Lembre-se que seu e-Book é um projeto como outro qualquer com início, meio e fim.

3) Outra dica que ajuda bastante é tornar seu objetivo público, conte para seus amigos ou compartilhes nas suas redes sociais o compromisso que você tem com seu e-Book, defina se possível datas ou prazos para seu lançamento.

3. Administre seu tempo

Isto significa que você precisa administrar bem todo o seu tempo utilizado para escrever seu e-Book, assim como as estratégias de marketing serão utilizadas na divulgação e promoção do seu lançamento. lembre-se que você definiu prazos na etapa anterior.

É sempre bom ter em mente que a fase mais difícil será de fato sentar na cadeira e escrever o e-Book, principalmente nas primeiras semanas onde você vai precisar ter muito foco, disciplina e tentar manter a chama da motivação sempre acesa.

Nas etapas adjacentes, como a estratégia de marketing para o pré-lançamento e lançamento do livro você já deverá estar bem mais entusiasmado com seu projeto e posso te garantir que serão bem mais leves e prazerosas.

Boa sorte!

 

 

Por Alexandre Porfírio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *