Aprenda o que é lead e transforme potenciais clientes em fiéis compradores

Aprenda o que é lead e transforme potenciais clientes em fiéis compradores

Um Lead no Marketing Digital, é um potencial consumidor da sua marca, do seu produto ou serviço que demonstrou interesse em consumir.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Geralmente, isso acontece através do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário de e-mail para receber uma oferta (Ex. e-book) ou uma assinatura de newsletter.

Após cadastro, o lead (cliente em potencial) passa a fazer parte do funil de vendas daquela empresa e é trabalhado pela equipe de marketing e vendas em esforços conjuntos no sentido do fechamento do negócio.

Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

De modo simplificado, uma lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

A geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando consideramos as baixas taxas de conversão para serviços digitais.

o ideal é produzir conteúdo quer atraia usuários através de artigos cuja temática é ampla e atinge uma vasta quantidade de pessoas.

Em outras palavras, é a isca que trará um novo visitante ao seu blog ou site.

Essa é a etapa do funil na qual mais se produz conteúdo. Para captar esse visitante, é necessário inserir uma chamada para a ação, no caso o fornecimento do e-mail do cliente, instigando-o a interagir com sua marca e, enfim, tornar-se um lead!

Pronto! Agora o visitante não apenas autorizou a conversação, mas solicitou ser provido de informações relevantes acerca do tema do seu produto ou serviço.

E é nessa etapa que deve ser produzido conteúdo de meio de funil.

Porém, o trabalho apenas começou e, a partir de agora, inicia-se a etapa de aproximação, na qual o usuário é nutrido com conteúdo mais aprofundado, estreitando a relação com a empresa.

É uma grande oportunidade para firmar-se como autoridade no assunto e estabelecer um relacionamento de confiança com o potencial cliente.

Essa é a etapa na qual é produzido conteúdo de fundo de funil, e a lead e a empresa estão a um passo de fechar um negócio.

Geralmente, nesse estágio, o formato de conteúdo se alterna bastante. Você pode utilizar textos, vídeos, webinars, infográficos, ebooks, apresentações de slides, podcasts, tutoriais, vídeo aulas, entre várias outras táticas.

Se a estratégia for bem executada, é possível transformar uma lead em um cliente e, como sabemos, um cliente é a base da sobrevivência de uma empresa.

Mas não pense que a execução da metodologia termina aqui!

Nessa etapa, é preciso continuar a produzir conteúdo para encantar os clientes e torná-los promotores da marca, ou seja, defensores que terão a função de espalhar boas referências sobre o seu negócio.

Em outras palavras, em vez de interromper os clientes em potencial, a ideia é atraí-lo por meio de conteúdo relevante.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime mais e, aos poucos, construa um relacionamento saudável, chamado de “Marketing de Atração”. Que bem feito resulta em vendas, muitas vendas!.

Aprenda o que é lead e transforme potenciais clientes em fiéis compradores

Caso você tenha interesse em ampliar seus conhecimentos e começar a vender na internet eu indico o LeadLovers uma das melhores ferramentas para captura de Leads que existe no mercado, saiba mais, clique aqui!