11 Frases de Bill Gates o homem mais rico do mundo

Bill-Gates

William Henry Gates III nasceu em uma família de classe média de Seattle. Seu pai, William H. Gates, era advogado de grandes empresas, e sua mãe, Mary Maxwell Gates, foi professora da Universidade de Washington e diretora de bancos. Bill Gates e as suas duas irmãs, Kristanne e Libby, frequentaram as melhores escolas particulares de sua cidade natal, e Bill também participou do Movimento Escoteiro ainda quando jovem. Bill Gates,[10] foi admitido na prestigiosa Universidade Harvard, (conseguindo 1590 SATs dos 1600 possíveis[11]) mas abandonou os cursos de Matemática e Direito no terceiro ano, para dedicar-se à Microsoft.

Trabalhou na Taito com o desenvolvimento de software básico para máquinas de jogos eletrônicos (fliperamas) até seus 16 anos. Também trabalhou como pesquisador visitante na University of Massachusetts at Amherst, UMASS, Estados Unidos, quando com 17 anos, desenvolveu junto com Paul Allen um software para leitura de fitas magnéticas, com informações de tráfego de veículos, em um chip Intel 8008. Com esse produto, Gates e Allen criaram uma empresa, a Traf-o-Data, porém os clientes desistiram do negócio quando descobriram a idade dos donos, ambos muito jovens.

Enquanto estudavam em Harvard, os jovens desenvolveram um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançado nos Estados Unidos – o Altair 8800. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das primeiras empresas no mundo focadas exclusivamente no mercado de programas para computadores pessoais ou PCs.

Gates adquiriu ao longo dos anos uma fama de visionário (apostou no mercado de software na época em que o hardware era considerado muito mais valioso) e de negociador agressivo, chegando muitas vezes a ser acusado por concorrentes da Microsoft de utilizar práticas comerciais desleais.

Com uma fortuna aproximada de US$ 76 bilhões, o americano Gates aos 59 é atualmente o homem mais rico do mundo. Há 40 anos, criou a Microsoft, empresa que se tornou uma gigante no mercado de tecnologia.

Abaixo algumas características do seu estilo de gestão, suas crenças e visões políticas:

bill gates milionario


O estilo Bill Gates

1. Sobre o sucesso

“O sucesso é um professor traiçoeiro. Ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que elas não podem perder tudo”

2. Sobre Steve Jobs, da Apple

“Steve e eu somos muito diferentes em aspectos de gestão e sobre como encarar a vida. Mas temos coisas em comum: somos bons em recrutar pessoas e hiperativos. Além disso, trabalhamos à exaustão. Todas são características essenciais a qualquer empreendedor.
No mundo, raramente vemos alguém que teve um impacto como o Steve teve. É uma honra grande trabalhar ao seu lado. Sentirei sua falta imensamente”

3. Sobre sua vida simplista

“Jogar bridge [um jogo de cartas] é bastante antigo, mas eu gosto. E longe de computador. Também lavo a louça todo dia. Outras pessoas até se voluntariam a fazer isso por mim, mas gosto do jeito que eu lavo tudo”

4. Sua definição da inteligência

“Inteligência é a capacidade de absorver informação em tempo real. De fazer perguntas que façam sentido. É ter boa memória. É traçar pontes entre assuntos que não parecem estar relacionados e inovar ao fazer essas conexões”

5. Sobre o papel do dinheiro em sua vida

“Eu estou certamente bem em relação a comida, roupas e tudo que preciso para viver. O dinheiro não tem utilidade para mim além dessas necessidades. Meu objetivo com o dinheiro é ter uma empresa forte e ajudar os mais pobres”

6. Sobre o governo

“Devemos ser realistas e entender que um governo, sem a constante atenção de pessoas altamente qualificadas e sem métricas, acabará não fazendo o que deve muito bem”

7. Desenvolvimento x capital de risco

“Ações sociais são vistas por alguns indivíduos como algo ineficaz, pois você gasta dinheiro com as pessoas e nem sempre elas se desenvolvem. Os fundos de investimento de capital de risco funcionam exatamente da mesma forma. Seu porcentual de acerto é patético. É menor que o nosso [referindo-se a seu projeto, a Fundação Bill e Melinda Gates]. Claro, às vezes os investimentos deles são o primeiro passo para a criação de um Google, por exemplo. Mas nós criamos muito mais “pessoas Google” do que eles”

8. Sobre clientes bravos

“Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”

9. A importância da inovação

“O estilo de vida que temos não é uma criação política. Há 300 anos, todo o mundo era pobre como o inferno. A vida era curta e brutal. Isso não acontecia porque os políticos eram ruins. Na verdade, havia bons políticos. Só que não havia inovação. Mas aí começamos a criar. Surgiram a eletricidade, a máquina a vapor, microprocessadores, os estudos de genética e avanços da medicina. Política, estabilidade e educação são importantes, claro. Mas a inovação é o que é realmente essencial para progredirmos.”

10. Sinceridade com os funcionários

“Se eu considero algo um desperdício de tempo, ou simplesmente ruim, eu não espero muito para expressar meu desagrado. É tudo no tempo real. Então é comum me ver falando que ‘esta é a ideia mais imbecil que eu já ouvi’ em reuniões”

11. Sobre falhas

“É ótimo celebrar o sucesso, mas mais importante ainda é assimilar as lições trazidas pelos erros que cometemos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *